
MIRANDA DO CORVO
PAI AMÉRICO - Esta edição do nosso jornal O Gaiato tem data de 23 de Outubro, o que coincide com a celebração do 134.º aniversário do nascimento do nosso Pai Américo, que veio à luz em 1887, na Casa do Bairro (de Baixo), freguesia de Galegos, concelho de Penafiel. Foi sua mãe Teresa Ferreira Rodrigues, da Casa de Antelagar (Paço de Sousa), e seu pai Ramiro Monteiro de Aguiar, da Casa do Bairro (Galegos). Recebeu o Baptismo com o nome de Américo, na igreja paroquial do Salvador de Galegos, Diocese do Porto, pelo Padre António da Rocha Reis, em homenagem ao Bispo do Porto, Cardeal D. Américo. Foi o filho mais novo, de oito irmãos - Padre José, Joaquim, Maria, Jaime, João, António e Zeferino. Na Eucaristia que celebrámos, lembrámos este feliz aniversário, todos os seus familiares, membros da Obra da Rua e amigos. Querido Pai Américo, muitos parabéns! E no Céu olha por nós, teus filhos, do coração!
CAMPANHA DE ASSINANTES D'O GAIATO - Com a entrada recente de novos Párocos na Lousã (Padre António) e em S. Julião da Figueira da Foz (Padre Orlando), a quem desejamos felicidades, irão surgir oportunidades de anunciar a Boa Nova que o nosso jornal traz, e cativar mais leitores amigos.
ESCOLAS E ESTUDO - Como o ensino presencial foi retomado, diariamente os Rapazes pequenos e médios são transportados de carrinha para as várias Escolas; e à tarde vão-se buscar todos, incluindo os mais crescidos. Essas viagens acarretam mais despesas mensais. De tarde, estudámos no nosso Centro de estudo, fazemos algumas tarefas, jogámos futebol e matrecos, e brincámos (no parque, esconde-esconde, etc.). Os Rapazes - estudantes têm de aproveitar cada oportunidade escolar desde o início e ter bom comportamento, para haver sucesso escolar e mais ainda: fazer de cada Rapaz um homem, como desejou o nosso Pai Américo.
ARRANJOS - Continuou-se uma obra na entrada do nosso barraco, que tem servido para armazenar alfaias, lenha e palha, e ainda dá entrada para o redil dos ovinos. Assim, foram levantadas paredes de tijolo e rebocadas, para ser colocado quando for possível um portão grande, que foi encomendado em Góis.
AGROPECUÁRIA - Na primeira quinzena de Outubro, houve dias quentes. Nos terrenos do campinho e da terra nova, continuou-se a colheita de boas espigas de milho-grão, que depois foram sendo guardadas no nosso celeiro. Temos verificado nos nossos olivais que está próxima a apanha das azeitonas, pois têm amadurecido bem e vão caindo. Foi carregado mais outro camião com fardos de palha, de aveia, cujo transporte seguiu para a Casa do Gaiato de Setúbal. Na feira de Miranda de Corvo, fomos comprar três centos de couves tronchudas, que depois foram plantadas na nossa horta, regadas e adubadas. Ainda fomos comprar mais de quatro centos de alfaces e foram plantadas na nossa estufa, nova. Do pomar, temos colhido muitos e bons diospiros, para as nossas refeições
CONTACTOS - Na inscrição de novos leitores do jornal O Gaiato e mais assuntos, os nossos contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. - 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com IBAN - PT50 0035 0468 00005577330 18; NIF - 500 788 898.
Rapazes de Miranda