
MIRANDA DO CORVO
FÉRIAS DE VERÃO - Na primeira quinzena de Agosto, com temperaturas em subida, fomo-nos regalando a tomar banhocas e a brincar na nossa piscina. Como temos água de qualidade e a piscina é cuidada (pelo José Fagundo), nessas condições foi dando gosto mergulhar todos os dias, em especial à tarde, no fim das tarefas. Vários Rapazes tiveram a oportunidade de visitar e estar com alguns familiares, o que não acontecia há cerca de um ano, devido ao confinamento exigido pela situação pandémica. Além das obrigações, como foram caindo muitas folhas, tivemos de ir varrendo e levá-las (em carro-de-mão) para a estrumeira.
SAÚDE - Os Rapazes que se deslocaram, em férias, levaram uma caixa de máscaras para protecção. Logo que possível, os Rapazes (a partir dos 12 anos) terão de ser vacinados contra a covid-19, pois foi alargada a vacinação pela Direcção-Geral de Saúde.
ARRANJOS - No nosso pomar, terminou (pelo Sr. Emídio) a colocação de rede de vedação nos muros, foi arranjado um portão para a entrada (norte) de acesso aos galináceos e falta outro portão (a sul). Na nossa Casa do Gaiato, é urgente colocar um portão nas dependências agro-pecuárias (barraco), onde temos: ovelhas, milho-grão, palha, lenha e alfaias agrícolas. No quintal de cima do nosso Lar do Gaiato em Coimbra, à Travessa Padre Américo, foram cortadas as ervas daninhas; e foi limpa a entrada (interior) do nosso Lar de Férias na Praia de Mira, à Rua Padre Américo. Quando for possível, as caixilharias exteriores desta moradia (enferrujadas) serão todas substituídas e os quartos-de-banho terão de ser remodelados.
AGROPECUÁRIA - Foram capinados os olivais do campinho e a terra do poço novo. A cultura de milho-grão, na terra nova e no campinho, cresceu bem e teve naturalmente de ainda ser regada, devido à secura. Foram cortadas as ervas daninhas na encosta de frente prá rotunda Pai Américo, atrás das oficinas. Da horta, foram apanhados pepinos e melancias. Foram cortadas folhas de couves para a sopa e ainda para o gado. Os cedros à volta do campo de futebol, os kiwis, a relva dos jardins, as árvores de fruto no pomar e as videiras de uvas de mesa foram regados - por rega gota-a-gota, aspersão e com uma mangueira nova. Foram colocadas armadilhas nas latadas para as vespas asiáticas. Do pomar atrás da nossa escola, foram colhidas ameixas. As três ovelhas que foram separadas, para serem tratadas e comerem melhor, voltaram ao seu rebanho no redil, a sul. Logo que possível e durante o dia, as galinhas irão permanecer no pomar. Vai ser agendado (com uma transportadora) o carregamento e transporte para a Casa do Gaiato de Setúbal da grande produção de palha (em fardos), considerando que é suficiente a reserva armazenada para alimentar o nosso gado.
CAMPANHA DE ASSINANTES D'O GAIATO - No dia 15 de Agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, participámos em duas Missas na igreja matriz do Salvador de Moreira da Maia, ao cuidado do Padre Augusto, em que presidiu o nosso Padre Manuel. Foram distribuídas pagelas do nosso Venerável Padre - Pai Américo e divulgado o nosso jornal O GAIATO, sendo muito bem recebidos, daí o nosso bem-hajam! De amigas de S. Veríssimo de Nevogilde e S. Paio de Casais - Lousada, vieram estas informações: partida da Sra. D. Elisa Alves (assinante) para o Pai celeste, por quem rezamos e que descanse em paz; e uma nova leitora - Rosa Gomes, de Nevogilde. Obrigado!
Rapazes de Miranda