
MIRANDA DO CORVO
ESCOLAS - Depois de terem concluído os seus estágios - de cursos profissionais, foram conhecidas as avaliações finais de vários Rapazes, que frequentaram a Escola Secundária de Miranda do Corvo: Aiyune (12.º ano, Turismo), Evguénio (12.º ano, Turismo), Luís (12.ºano, Desporto); N. Rocha (11.º ano, Saúde); e Nadú (10.º ano, Saúde). Os resultados recebidos foram muito bons, pelo que estão de parabéns! O Betinho (11.º ano, cozinha) terminou o seu estágio profissional, em Montargil.
FÉRIAS ESCOLARES - Nas semanas a seguir ao fim do ano lectivo, tempo de Verão e que gostamos, o calor naturalmente aumentou. Os pequenos estiveram uma semana no Miranda em movimento 2021 - férias desportivas. Os mais crescidos andaram em estágios e a fazer os respectivos relatórios. Como é próprio da nossa vida comunitária, fomos participando em tarefas e actividades da nossa Casa, brincámos muito, e descansámos, aproveitando as nossas condições, como as sombras das árvores e a abundância de água. Resumindo: obrigações (pequeno-almoço - almoço - jantar), limpezas, regas, jardins, cuidado dos animais (em especial, ao sábado e Domingo), futebol, berlinde (no parque), piscina, televisão. Devido à pandemia, nos meses passados, não houve encontros com familiares, nas suas áreas de residência, embora muitos deles estejam na Guiné-Bissau e alguns a trabalhar em Países da Europa. Desejamos, pois, ainda estar alguns dias com pessoas das nossas famílias, com os cuidados exigidos. Mas, ainda não fomos chamados para a vacinação covid-19 e continuam os riscos de contágio.
ARRANJOS - Tendo ficado concluída a obra de levantar e rebocar os muretes do pomar, foram sendo colocados os postes e as redes de vedação, de cor verde-escuro. Esta tarefa exigiu muita atenção para que ficassem seguras e certas as várias partes da rede. Depois, serão rematados os furos dos postes.
AGROPECUÁRIA - Nos dois campos de milho-grão - terra nova e campinho - continuou a rega, a partir das nossas captações. Na horta, nos pomares e nas latadas, foram regadas as culturas hortícolas, as fruteiras, as oliveiras e castanheiros novos, e as videiras de mesa. Foram colhidos pepinos e melancias, para saladas e sobremesas. Temos comido ameixas nossas. Foi cortada a relva no jardim atrás da nossa escola; e foram cortadas as ervas daninhas no campo de futebol e nos bataréus virados para a Rua Casa do Gaiato e rotunda Pai Américo. Tiveram de ser capinados o olival dos poços e o olival da mina. Três ovelhas foram tratadas e têm comido melhor. Precisamos de galinhas poedeiras.
ESCLARECIMENTO - É necessário esclarecer os nossos estimados amigos que a Casa Abrigo Padre Américo, na Ladeira do Carmo, em Coimbra não pertence à Obra da Rua, mas à Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco, de Coimbra. Essa designação foi uma homenagem ao nosso Pai Américo, sendo fundada em 1994.
CAMPANHA DE ASSINANTES D'O GAIATO - Nos dias 31 de Julho e 1 de Agosto, também para dar a conhecer a vida do nosso Pai Américo e a nossa Obra, divulgámos o jornal O GAIATO e distribuímos muitas pagelas do Venerável Padre Américo (para pedir graças), nas Missas vespertinas e Dominicais de várias comunidades em Coimbra, ao cuidado do Padre Francisco Claro e em que fomos muito bem recebidos: Capela de S. Pedro do Planalto (Bairro do Ingote), Capela do Monte Formoso (Bairro do Monte Formoso), Capela do Centro Pastoral Irmã Lúcia, Igreja de Coselhas e Igreja da Pedrulha. Muito obrigado!
CONTACTOS - A todas as pessoas que nos vão ajudando com as suas partilhas, o nosso sentido bem-hajam! Para novos assinantes e outros assuntos, os nossos contactos são: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telefone - 239 532 125; NIF - 500 788 898; NIB - 0035 0468 00005577330 18; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda