MIRANDA DO CORVO

65.º ANIVERSÁRIO DA MORTE DE PAI AMÉRICO - Quando esta edição do nosso jornal chegar às mãos dos nossos leitores, já aconteceram as celebrações do 65.º aniversário da viagem para o Céu do nosso Pai Américo, como foi anunciado atempadamente. Decorreram em lugares significativos dos últimos dias da sua vida neste mundo (1956) e de ordenação (1929):
14 de Julho, em S. Martinho de Campo - Valongo, onde sofreu um acidente de automóvel; 16 de Julho, no Hospital de Santo António - Porto, onde morreu, com 68 anos [celebração adiada]. Em 17 de Julho, no Seminário de Coimbra, com uma conferência e uma Missa cantada pelos nossos Rapazes, completou-se o programa celebrativo, pois aí (com 41 anos) teve a grande alegria de ser Padre Américo! Os vários momentos deste 65.º aniversário encontram-se detalhados no cartaz alusivo às comemorações. Aos senhores Bispos do Porto e de Coimbra, à Paróquia de Campo (com o seu Pároco), ao Hospital de Santo António (com o seu Capelão), ao Seminário de Coimbra e ao amigo Padre José Ramos (palestrante), o nosso bem-hajam!

PARTIDA DO JOEL - No dia 31 de Maio, pela manhã, ligou uma médica do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca - Amadora, para entrar em contacto com os familiares do Joel Cá, de forma a comunicar a sua partida deste mundo, pois o seu coração não resistiu. Foi uma notícia muito triste, pois este Rapaz, actualmente junto de parentes seus, viveu cerca de 11 anos nesta Casa do Gaiato, na qual foi sendo acompanhado a vários níveis no seu desenvolvimento integral até aos 22 anos - 17 de Julho de 2020. Devido a patologia cardíaca, enviado pelo Hospital Nacional Simão Mendes - Bissau, veio com a sua mãe para Portugal ao abrigo de Acordo de Saúde com a Guiné-Bissau, onde nasceu a 6 de Março de 1998, filho de Néné Cá e Cogos Cá, sendo natural de Jaal-Safim. Em Abril de 2008, foi operado no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide. Por dificuldades familiares de acompanhamento, veio de Xabregas, a 24 de Setembro de 2009, sendo acolhido na nossa Casa do Gaiato; que foi procedendo à sua regularização em Tribunal de Menores, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (títulos de residência provisório e permanente), e outros serviços oficiais. Em 12 de Novembro de 2012, com 14 anos, foi operado pelo Centro de Cirurgia Cardiotorácica, em Coimbra, e acompanhado no Hospital Pediátrico de Coimbra e Centro de Saúde local. No seu percurso escolar, com 11 anos, foi matriculado na Escola Básica do 1.º Ciclo da nossa Casa do Gaiato; com 16 anos, concluiu o 2.º Ciclo na Escola EB 2.3 de Miranda do Corvo; a seguir, frequentou o curso de Mecânico de serviços rápidos, na ARCIL - Lousã, concluindo a 14 de Março de 2017; e depois frequentou o curso profissional de Técnico de Desporto, na Escola Secundária de Miranda do Corvo, certificado em 24 de Julho de 2020. A sua mãe foi sendo ajudada pela nossa Casa e ainda esteve acolhida com as Missionárias da Caridade (Madre Teresa de Calcutá), em Chelas, mas teve de regressar ao seu País. Sendo muito importante, foi baptizado e recebeu a Primeira Comunhão em 7 de Junho de 2015, na igreja matriz de Miranda do Corvo, com outros Rapazes, pelo nosso Padre Manuel; que finalmente, em 21 de Junho, acabou por celebrar a Missa de corpo presente na igreja paroquial da Buraca e acompanhou o seu sepultamento no cemitério da Amadora, no qual participaram alguns familiares (da sua terra não puderam vir...), membros da nossa Casa, muitos amigos e amigas do seu Bairro da Cova da Moura, com o Moinho da Juventude. Sendo adepto ferrenho do Sporting, levou a alegria de ser campeão. Pedimos ao Senhor da Vida que o Joel descanse para sempre em paz!

REUNIÃO DOS PADRES DA RUA - No dia 29 de Junho, terça-feira, na nossa Casa do Gaiato, aconteceu mais uma reunião dos nossos Padres da Obra da Rua: presencialmente - Padres Júlio, Telmo, Acílio, Manuel, Fernando, Alfredo; via zoom - Rafael (Malanje), Joaquim (Benguela). Às 12:30h, foi o almoço em comunidade. Pelas 14h 30, na nossa escola, começou a reunião, em que rezaram e trataram assuntos importantes da nossa Obra da Rua. Às 19:30h, no salão, foi a Missa, concelebrada pelos nossos Padres e a nossa comunidade, sendo acompanhada ao órgão. No jantar, no refeitório, continuou a alegria pelos 70 anos de Padre - Telmo! As refeições estavam saborosas e com alguns produtos de Casa. Os nossos Padres partiram felizes para as suas Casas, em Portugal, e também com as Casas em África no coração!

70.º ANIVERSÁRIO SACERDOTAL DE PADRE TELMO - O nosso Padre Telmo tem uma linda idade - 95 anos! Foi ordenado Padre na Diocese de Bragança-Miranda há 70 anos! Em dia de S. Pedro e S. Paulo, a Missa desta festa, a que presidiu, foi na nossa Casa, em 29 de Junho, tendo participado vários Padres da nossa Obra e a nossa comunidade. Ficou muito emocionado ao lembrar o nosso Padre Manuel António, que já partiu. Na homilia, disse para sermos muito amigos uns dos outros e de Jesus, vivendo em paz! Foi recordada também a ordenação de Padre Baptista. No final do jantar, com velas acesas num bolo, foram cantados os parabéns e um pequenito leu um poema do livro Sinais. Continue a dar-nos bons conselhos e belos escritos, com muita saúde!

CAMPANHA DE ASSINANTES D'O GAIATO- Não tem parado a Campanha de novos leitores do nosso jornal, pois é uma tarefa necessária na nossa Obra da Rua. Assim, um casal amigo da Pampilhosa tem-se esforçado por angariar mais assinantes, o que agradecemos. Vieram assim mais duas assinaturas novas: Maria Virgínia e Maria de Lurdes, da Pampilhosa (do Botão) - Mealhada. Obrigado!

Rapazes de Miranda