MIRANDA DO CORVO

AGROPECUÁRIA - Na segunda quinzena de Junho, choveu algum tempo e depois vieram dias de sol, necessário para as culturas agrícolas. Nos campos de milho-grão na terra nova e no campinho, com sementes nossas e compradas, esta cultura tem-se desenvolvido bem; e tiveram de ser adubadas. Mas, tem sido visitada pelos javalis. Em vários terrenos onde cresceram ervas - olival dos poços, campo do ti Jaime, terra do poço novo e campinho (terra dos grilos), estas foram cortadas, para secarem, viradas, juntas em linhas e depois enfardadas; mas ficaram molhadas, pelo que foram a secar. Em duas latadas dos pomares de citrinos, com falhas de kiwis, foram plantados 7 kiwis novos; e ainda foram plantadas: uma clementina, no segundo socalco, a poente; e uma pereira no pomar grande, de cima. Foram colhidas ameixas e maçãs, para as nossas sobremesas e merendas. Na nossa horta, as leiras de couves serranas (galegas) estão um espectáculo! Aí, noutros talhões, foram sendo apanhadas muitas alfaces e couves, que têm sido armazenadas no frio, para se comerem nas refeições e ficarem os restos para o gado. Os nossos gatos vão sendo, naturalmente, úteis na zona do gado; e, há dias, vimos nesse sítio, um ouriço-cacheiro. Sendo necessário no tempo quente, foi cortada a lã aos ovinos do nosso rebanho. Uma médica veterinária, da Cooperativa Agrícola de Coimbra, veio desparasitar os ovinos; e tiveram de ser separados três deles, para se alimentarem melhor, para além de terem levado injecções de vitaminas, durante 5 dias. Como grande parte dos nossos jardins têm relva e ainda surgem ervas daninhas, teve de se dar outra volta com a máquina nos jardins de cima. Em frente à casa-mãe, temos um arbusto que tem sido podado em forma de avestruz; e as sebes do jardim em frente ao refeitório foram aparadas.

ESCOLAS - Estão a concluir os seus estágios dos cursos profissionais, de 12.º ano, vários Rapazes: Aiyune (Turismo), Evguénio (Turismo), Luís (Desporto); o N. Rocha terminou o seu estágio em Saúde, do 11.º ano; e o Nadú começou o seu estágio em Saúde, do 10.º ano. O Rivaldo, do 9.º ano, acabou as aulas a 18 de Junho; e os Rapazes que frequentaram o 7.º, 8.º ano terminaram as suas aulas, deste ano lectivo 2020/21, em 23 de Junho. Daqueles Rapazes que terminaram os ciclos de estudos - básico e secundário, tiveram de ser devolvidos os materiais informáticos à Escola Secundária de Miranda do Corvo. Também os livros emprestados por esta Escola foram entregues, depois de apagados. Os Rapazes do 1.º e 2.º ciclo terminarão aulas a 8 de Julho. Esperamos que as notas sejam boas.

SAÚDE - Neste situação de pandemia covid-19, os colaboradores da nossa Casa foram sendo vacinados. Porém, aguardamos a vez dos Rapazes da nossa Comunidade. Esperamos que o desconfinamento não volte atrás, embora na Área de Lisboa a situação se tenha complicado, o que também nos preocupa muito, pois a maioria da malta é de lá. Têm sido gastas, naturalmente, muitas máscaras, que são bem necessárias. Obrigado!

ARRANJOS - Têm continuado os trabalhos de fazer muretes novos e subir os existentes à volta do pomar, junto à estrumeira e no cimo da escadaria antiga da nossa Casa do Gaiato. Vieram as redes e os postes para depois tratar da vedação, que temos de pagar. Faltam rebocar algumas paredes, ainda. Algumas pedras das calçadas exteriores, que se soltaram, foram recolocadas.

CAMPANHA DE ASSINANTES D'O GAIATO - A nossa Campanha de novos assinantes - leitores vai andando como Deus é servido - uma semente de cada vez. Não temos perdido algumas oportunidades, quando nos visitam os nossos amigos ou telefonam. Temos deixado vários exemplares do nosso jornal O Gaiato no Seminário de Coimbra e na Farmácia S. Sebastião. Um casal amigo, de engenheira e professor catedrático, veio ao nosso encontro e fizemos a sua inscrição como nova assinatura: Laura Marília Oliveira - em Amarante.

Rapazes de Miranda