
MIRANDA DO CORVO
AGROPECUÁRIA - Na segunda quinzena de Maio, diminuiu a chuva e vieram alguns belos dias de sol, que têm feito aumentar o chilrear da passarada. Algumas pegas vêem-se na borda de cedros do campo de futebol e um pombo-correio surgiu junto à gaiola das pombas. No nosso rebanho de ovinos, houve outra baixa. Depois da sementeira de milho-grão no campinho e na terra nova, a germinação foi razoável e vêem-se bem as verdes plantinhas alinhadas, conforme a passagem do semeador; mas, nalguns sítios, onde houve falhas, foram repostas sementes. Os corvos têm debicado e os javalis fizeram estragos nessa cultura. A seguir, passou-se com a moto-enchada nos intervalos das linhas de milho, para se tratarem das infestantes. Na nossa horta, foram sachadas e regadas as couves e as alfaces, que cresceram bem. As árvores de fruto novas estão a desenvolver-se bem. Nos olivais, os ramos estão carregados de flores. Foram colhidas nêsperas, nas nespereiras em frente às oficinas. O jardim Pai Américo, do átrio, e o jardim Padre Horácio, junto à cozinha, foram limpos. Como também nesta região têm-se andado a limpar a vegetação nas faixas junto às estradas, por lei. Num monte nosso, chamado da pisca, fomos carregar logo a nossa madeira de eucalipto cortada. Quando for possível e o tempo deixar, têm de ser cortadas as ervas em vários campos, para secarem e depois serem enfardadas.
ARRANJOS - A instalação de uma estufa nova foi um investimento necessário para a alimentação racional da nossa comunidade. Tem continuado a obra de levantar em socalcos e rebocar os muros à volta do nosso pomar, que tem sido feita como convém, para depois se colocar rede verde superior a um metro e nos quatro lados; e, assim, haver mais galináceos, num espaço maior e melhor do que o terreiro do gado.
ESCOLAS-ESTUDO - Neste 3.º período - a recta final do ano lectivo 2020/21, os Rapazes estudantes têm de dar o máximo para vencer cada um o seu campeonato, isto é, aproveitar as aulas nas escolas e ter bom comportamento. A propósito, parabéns aos sportinguistas, embora a maioria da malta seja benfiquista! Nas horas de estudo, é preciso fazer sempre os trabalhos para casa [TPC] e marrar mais nas disciplinas em que há mais dificuldades, como Matemática. O Evguénio, a terminar o curso de Turismo - 12.º ano, no final da tarde de 20 de Maio, preparou o belo jardim atrás da casa nova, e aí apresentou e comentou um filme interessante em desenhos animados, relativo à ecologia, da sua P.A.P. [Prova de Aptidão Profissional], com a presença dos Rapazes e representantes da Escola Secundária de Miranda do Corvo. O sítio de estágio do Betinho, em Cozinha - 11.º ano, será em Montargil. Às quartas-feiras, pelas 15 horas, quando é possível, tem havido Desporto escolar, nas nossas instalações - espaços verdes, campos de jogos e balneários renovados.
CAMPANHA DE ASSINANTES D'O GAIATO- Na Campanha de novos assinantes, também lançada por esta Casa e da qual desejamos mais frutos - amigos leitores, o desconfinamento permitirá que várias pessoas venham conhecer pessoalmente a nossa realidade e se inscrevam como assinantes do nosso jornal. O bom amigo Miguel Santos, de Casais - Lousada, defensor do mosteiro de S. Miguel de Bustelo, em cuja freguesia nasceu o célebre Bispo de Coimbra D. Manuel Luís Coelho da Silva, deseja também receber o jornal O Gaiato em formato papel e agradecemos as suas notícias. Aproveitamos para informar que é possível recebê-lo também em papel. Ficamos sempre muito gratos pelos incentivos que nos chegam!
CONTACTOS - Por gratidão, às amigas e aos amigos que vão partilhando com esta Família, o nosso muito obrigado e votos de muita saúde! Na inscrição de novos assinantes e para outros assuntos, os contactos desta Casa são: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telefone - 239 532 125; NIF - 500 788 898; NIB - 0035 0468 00005577330 18; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda