MIRANDA DO CORVO

SEMANA SANTA 2021 - Este ano a Semana Santa foi mais triste; e, em muitos lugares do mundo, há muitas pessoas a sofrer. O Tríduo Pascal foi celebrado na nossa comunidade de maneira simples, no salão, sendo presidido pelo nosso Padre Manuel, mas ainda sem abertura ao exterior, devido à pandemia. Como membros da Santa Igreja, também rezámos pelos que partiram, pelos doentes e por aquelas pessoas que nos são recomendadas. Assim, na Quinta-feira Santa, dia 1 de Abril, pelas 19 horas, participámos na Missa da Ceia do Senhor (sem lava-pés) e adoração ao Santíssimo. Na Sexta-feira Santa, pelas 15 horas, houve a celebração da Paixão do Senhor e adoração da Santa Cruz, de Jesus crucificado. No fim da tarde de Sábado Santo, participámos na Vigília Pascal, de forma simples; e no Domingo de Páscoa, dia 4 de Abril, pelas 10 horas, participámos com muita fé e alegria na Missa do Dia de Páscoa, da ressurreição de Cristo. Vários Rapazes vão-se esforçando por ler a Palavra de Deus; e alguns cânticos têm sido acompanhados ao órgão pelo Leo (a aprender com o Marcelino e o António). Houve amigos que nos deram amêndoas e ovos de chocolate. As merendas ajantaradas de Sábado Santo e Domingo de Páscoa, preparadas pela senhora Nazaré, foram muito saborosas e alegres. Saúde e feliz tempo pascal - de Jesus Cristo ressuscitado!

AGROPECUÁRIA - Na semana antes da Páscoa, continuaram-se a arranjar os jardins da nossa Casa, a cortar e a varrer as ervas das calçadas; depois, cortaram-se as ervas do campo-grande de futebol. A seguir aos kiwis, o sr. Emídio fez mais covas (fundas) no pomar e noutros sítios, onde se pôs estrume de um monte. Entretanto, foi preciso comprar várias árvores de fruto num Viveirista, na Cruz dos Areais. Depois, em 1 de Abril, foram plantadas algumas árvores: uma tangerineira, no pomar de citrinos; uma oliveira, em frente à serralharia; uma oliveira, num quintal a nascente; e três castanheiros, no quintal Tia Adelina. Os Rapazes da casa-mãe ajudaram e regaram. Nos dias 5 e 6 de Abril, no nosso pomar, foram plantadas e regadas mais fruteiras: quinze macieiras; quatro pereiras; três pessegueiros; quatro ameixeiras; e quatro cerejeiras. E ainda, a 7 de Abril, foram plantados: um pessegueiro, no pomar; e uma oliveira, em frente ao salão. Depois, compraram-se estacas, foram estacadas essas árvores novas e amarradas com vimes. Um terreno, na terra dos grilos, para o milho, foi capinado; e o terreno do pomar foi fresado. Um borrego doente não resistiu; uma cria e a ovelha-mãe foram pró redil. Tirou-se estrume dos currais dos ovinos.

CAMPANHA DE ASSINANTES D'O GAIATO - Passo a passo, tem continuado a Campanha de assinantes d'O Gaiato. Esperamos que seja mais divulgada, pelo que pedimos muito que cada leitor/a do nosso jornal chame outro/a amigo/a. Na quinzena anterior, conseguimos arranjar mais dois novos assinantes: José Simões - Coimbra; e Alberto Baptista - Semide. Obrigado!

Na proximidade da Páscoa, houve vários amigos e amigas que comunicaram connosco, desejando Santa Páscoa e partilhando ajudas. Retribuímos e bem-hajam!

CONTACTOS - Para a inscrição de assinantes e outros assuntos: morada - Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 MIRANDA DO CORVO; telefone - 239 532 125; www.obradarua.pt; NIF - 500 788 898; NIB - 0035 0468 00005577330 18; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda