MIRANDA DO CORVO 

AGROPECUÁRIA - Depois de mais de uma década perdida sem comboios - de Coimbra a Serpins, finalmente, está em vista outra solução de transporte - metro. Como a nossa Obra é proprietária de uma área na zona do Campinho, a nascente, com vários metros que confinam com essa linha, tivemos de aparar alguns ramos de carvalhos que aí têm crescido. Continuaram-se a limpar parte dos nossos montes e carregado rapão para estrumar os nossos terrenos, na terra dos grilos e na horta. Conforme a lei, têm-se tirado licenças para queimadas de ramos das podas. Aproveitando algumas abertas, continuaram-se as podas de mais árvores fruteiras e de alguns arbustos: latada dos kiwis, onde é preciso plantar mais pés; fruteiras atrás da nossa escola e no nosso quintal da Tia Adelina; arbustos em frente ao lar, junto à passareira e cedros junto à Rua Casa do Gaiato. Nas latadas, amarraram-se com vimes as videiras de uvas de mesa. Plantaram-se mais videiras, que agradecemos a sacerdote muito amigo!

ESCOLA E ESTUDO EM CASA - Com a renovação dos estados de emergência, como a maioria dos alunos portugueses, não tem sido possível a frequência das aulas nas Escolas pelos Rapazes que frequentam desde o 1.º Ciclo até ao 12.º ano. Deste modo, temos feito um esforço para nos apetrechar nesta área, com empréstimos escolares de computadores portáteis e pedindo outros, usados, bem como acessórios necessários, para assim podermos ter em nossa Casa - no Centro de Estudo - as aulas previstas nos horários escolares. De facto, desde as 8:30h às 17:15h, em média, em 3 salas, por Ciclos de aprendizagem, os Rapazes vão estando em ligação com os seus professores das Escolas - aulas síncronas [vídeo-conferência]; e depois têm de se fazer os trabalhos marcados, estudar as respectivas lições e tirar dúvidas. Com as condições informáticas básicas e o apoio de professores, em nossa Casa, temo-nos habituado a esta situação de aulas - estudo em casa, que devemos aproveitar bem, para haver sucesso escolar. Agradecemos as ajudas para as despesas neste sector; e computadores portáteis, só para uso escolar e catequese, ainda fazem falta, pois alguns são fraquitos e os que foram emprestados pelas escolas, terão de ser devolvidos.

CAMPANHA DE ASSINANTES D'O GAIATO - A nossa Campanha de assinantes- leitores d'O Gaiato, apesar de tudo, tem continuado devagarinho, mas com esperança em dias melhores, pois a infeliz pandemia Covid-19 tem afectado e feito sofrer muita gente. Conseguimos mais uma nova assinante: Maria da Conceição - Torre de Vale de Todos [Ansião]. Às amigas e aos amigos que nos enviaram as suas partilhas pelas assinaturas novas e outros donativos para as despesas desta Casa, o nosso sentido bem-hajam e saúde! Para inscrição de novos assinantes e outros assuntos, os nossos contactos: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telefone - 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com; NIB - 0035 0468 00005577330 18.

Rapazes de Miranda