MIRANDA DO CORVO

CAMPANHA DE ASSINANTES D'O GAIATO - Devido à pandemia, em passo pequeno continua esta nossa modesta campanha de leitores do nosso Famoso; mas não pode parar. Vamos dando recados por vários meios, mas os encontros pessoais e a nossa presença em Missas (de comunidades amigas) fazem-nos muita falta. Têm chegado e agradecemos muito alguns donativos de amigas e amigos que vão partilhando connosco (quantas vezes do pouco...), para que esta Casa do Gaiato possa pagar as suas contas. Rezamos na Missa e no Terço por todas as pessoas que têm partido para a casa do Pai. Na quinzena anterior, foi registada uma nova assinatura: Paula Cristina - Pombalinho [Soure]. Pedimos que cada assinante chame outro/a para esta Liga de Amigos d'O Gaiato. Os contactos desta Casa são os seguintes: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telefone: 239532125; correio electrónico: gaiatomiranda@gmail.com; NIB: 0035 0468 00005577330 18.

ARRANJOS - Quase todos os dias há pequenos consertos, por avarias, de forma que assim se mantenha o recheio dos nossos edifícios. No chamado lar, para substituir peitoris de madeira, já gastos, foram colocados 4 peitoris de pedra nas janelas de quartos (virados a norte). No nosso parque infantil, como as madeiras do alpendre e escorrega se foram estragando com o muito uso, teve de ser retirado esse conjunto e substituído por outro (melhor), que as nossas amigas Criaditas dos Pobres nos deram, na Rua da Ilha, em Coimbra. Os nossos veículos (carrinhas e outros) vão precisando de mais consertos (e as facturas têm de ser pagas...), devido ao desgaste de muitos anos, nos transportes Casa/Escolas dos Rapazes, recolhas de bens necessários e viagens a Coimbra por consultas.

AGROPECUÁRIA - O tempo vai arrefecendo e alguma chuva tem caído. Depois da colheita das espigas de milho, ficaram os caules; e então a terra nova foi capinada. A seguir, foram capinados a horta e o pomar e ainda a terra do gaiato, junto à Rua Casa do Gaiato e próximo das Alminhas, onde tinham sido plantadas oliveiras novas (18), que pegaram. Como no olival da mina cresceram muitas ervas daninhas, começou a ser capinado. No dia 21 de Novembro, de manhã, quando estávamos a tratar o gado, vimos uma agradável surpresa, pois no redil das ovelhas nasceu um lindo cordeirito! A ovelha-mãe e a cria, depois, foram mudadas para um curral mais aconchegado, junto aos carneiros. O estrume destes currais teve de ser retirado e levado para os nossos campos.

SAÚDE - Com Portugal em estado de emergência, as medidas de contenção têm-se apertado para serem evitados mais contágios. Nesta região, como noutras infelizmente, estamos todos preocupados e a cada passo tem sido necessário fazer-se testes laboratoriais. Os nossos portões mantêm-se fechados para visitas à nossa Casa. Actualmente, o portão de serviço fica em frente ao nosso Cruzeiro. Agradecemos muito os materiais de protecção (máscaras e desinfectante) para a Covid-19 que nos chegaram, da Mealhada (bons e grandes amigos!), da Fresbeira e de Enfermeira. Deus nos livre a todos da peste Covid-19. Bem-hajam e saúde para todos!

Rapazes de Miranda