MIRANDA DO CORVO

PAI AMÉRICO - No dia 16 de Julho, passaram 64 anos que o nosso querido Pai Américo foi para o Céu, no Hospital de Santo António - Porto, em consequência de um acidente de automóvel em S. Martinho de Campo (Valongo). Como em toda a Obra da Rua, a nossa comunidade lembrou o fundador da nossa Obra e desta primeira Casa do Gaiato [1940]. Por isso, foi celebrada a Eucaristia, pelas intenções da nossa Obra, dos nossos amigos e das nossas famílias, em especial os que sofrem e já partiram. Tendo sido declarado Venerável pela Santa Igreja, é muito importante também pedir as graças para a sua Beatificação, como exemplo de serviço aos pobres.

PADRE HORÁCIO - A 13 de Agosto, esta comunidade celebrou a Eucaristia com uma intenção especial: há 70 anos, o nosso Padre Horácio [† 6 Maio 2000] foi ordenado na Sé Nova de Coimbra, pelo Bispo D. Ernesto Sena de Oliveira, pelo que agradecemos a sua entrega ao Senhor e à Igreja, na Obra da Rua. Nesse dia, também o nosso Padre Júlio, Responsável da nossa Obra, fez 63 anos, pelo que enviámos os nossos parabéns! Em boa hora empreendeu uma boa recolha e selecção de textos do nosso Padre Horácio, com um documentário fotográfico, ficando um livro interessante para reler as suas crónicas (sob o título Tribuna de Coimbra), da Editorial da Casa do Gaiato, do qual esta Casa dispõe de vários exemplares, também para enviar via CTT.

SAÚDE - Desde que o coronavírus começou a alastrar por todo o mundo e também em Portugal, também na nossa Casa foi estabelecido um plano de contingência interno, em especial: acesso reservado, nas entradas; cuidados a entrar em casa; saídas com os devidos cuidados; uso de máscara; higiene das mãos com desinfectante. Nas várias zonas da nossa Casa, foram colocados vários pontos de higienização e afixadas várias informações sobre as medidas de protecção, nesta pandemia (covid-19).

AGROPECUÁRIA - O nosso campo de milho-grão, na terra nova, semeado junto à rotunda Pai Américo, lá se tem desenvolvido dentro do possível, depois de se arrancarem ervas daninhas e com as regas por aspersão. Como este ano houve pousio nos terrenos onde se tem semeado aveia, considerando a boa produção no ano agrícola anterior, foram capinados esses campos e os olivais pertencentes à nossa Obra. Também foram capinadas as nossas zonas em volta dos nossos edifícios e dos vizinhos. Com o Verão em pleno, conseguimos vingar melhor as uvas de mesa das latadas, pelo que temos comido boas uvas às sobremesas. Nos vários jardins, foram cortados os relvados; e, no campo de futebol, foram cortadas as ervas daninhas. Devido ao perigo da vespa asiática, nas latadas, foram colocados vários garrafões de plástico com um preparado líquido e doce, para a sua captura. Temos visto, à noite, raposas aproximarem-se da zona do gado, fechado, em busca de comida. No nosso rebanho, as ovelhas e os carneiros foram tosquiados, cortadas as unhas e desparasitados; e morreu um cordeiro, negro. Da antiga vacaria foram retirados os fardos de palha e depois foi varrida. A nossa passareira está cheia de rolas para serem alimentadas e vai sendo limpa. As folhas que vamos varrendo, vão sendo colocadas na estrumeira.

CAMPANHA DE ASSINANTES - Têm chegado à nossa Casa vários donativos de novos assinantes e de amigos e amigas, para as despesas desta Família, o que muito agradecemos. Bem-hajam! Com a partida do nosso amigo Padre João Veríssimo e a entrada do novo Pároco, Padre Carlos, foi autorizada e adiada a nossa presença, na igreja matriz de S. Julião da Figueira da Foz, para o quarto Domingo de Agosto: Missa vespertina (22 Agosto) - 19h; Missas dominicais (23 de Agosto) - 9h, 10h:30, 12h e 19h. Apelamos aos nossos amigos figueirenses, dessa zona e veraneantes que passem recado, pois queríamos conseguir mais assinantes/leitores do nosso jornal O Gaiato.

Para novas assinaturas e donativos, os nossos contactos são os seguintes: Morada - Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. 239 532 125; e-mail: gaiatomiranda@gmail.com - NIB: 0035 0468 0000557733018.

Rapazes de Miranda