MIRANDA DO CORVO

PADRE ABRAÃO - Em 21 de Julho, na casa sacerdotal de Braga, partiu para a Casa do Pai, com 94 anos, o Padre Abraão da Costa Lopes. Nasceu em 8 de Setembro de 1925, na freguesia de S. João do Souto, concelho de Braga. Frequentou os Seminários de Santa Joana Princesa, em Aveiro (1960-1962), e dos Olivais, em Lisboa (1962-1966). Foi ordenado Presbítero em 14 de Agosto de 1966, na Igreja de S. Bernardo, em Aveiro, por D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo de Aveiro. Celebrou Missa Nova na Casa do Gaiato de Paço de Sousa, em 18 de Agosto de 1966. Serviu a Obra da Rua, nas suas várias Casas, até 1978; e colaborou no jornal O Gaiato, com 'Vistas de dentro'. Nesse ano, regressou à Diocese de Aveiro, começando por colaborar na Paróquia de Vilarinho do Bairro. Em 2 de Maio de 1978, foi nomeado Pároco de Amoreira de Gândara e Ancas, na Anadia. Em 11 de Outubro de 1984, foi nomeado Pároco de Eixo e Eirol, em Aveiro, e com a responsabilidade da Livraria de Santa Joana, que assumiu até 1999. Foi, ainda, Pároco da Gafanha da Boa Hora, de 1992 a 1999. Destaca-se, neste período, a sua pastoral de Verão, quando montava uma tenda gigante para a celebração da Eucaristia com os veraneantes da Praia da Vagueira. Em Setembro de 1999, regressou à terra natal, residindo na casa sacerdotal da Arquidiocese de Braga. O seu funeral realizou-se em 22 de Julho, na Igreja de S. João do Souto, pelas 11 horas, e foi sepultado no cemitério local. Em 24 de Julho, na Sé de Aveiro, D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, presidiu a uma Missa de sufrágio, na qual também concelebraram o Padre Júlio, director da Obra da Rua, o Padre Manuel Mendes, e os sacerdotes dessa Paróquia. Que descanse em paz!

PADRE JOÃO VERÍSSIMO - O Cónego João Coutinho Veríssimo, Pároco de S. Julião da Figueira da Foz e de Tavarede, faleceu em 2 de Agosto, Domingo, com 82 anos. Foi ordenado sacerdote em 28 de Julho de 1963, na Sé Nova de Coimbra, pelo Bispo D. Ernesto Sena de Oliveira. O seu funeral realizou-se, em 3 de Agosto, pelas 11 horas, na igreja matriz da Figueira da Foz, sendo a Missa exequial presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. Muitos amigos participaram na despedida do Sr. Padre Veríssimo, na igreja matriz e no cemitério oriental da Figueira da Foz. O nosso Padre Manuel e o Marcelino representaram a Obra da Rua, agradecendo a sua grande amizade, pois durante 26 anos recebeu sempre bem os gaiatos e os Padres da nossa Obra, nos peditórios, no terceiro Domingo de Agosto. Muito obrigado e descanse em paz!

CAMPANHA DE ASSINANTES - Neste tempo de Verão, as férias não deixaram cair esta campanha de novos leitores do nosso jornal O Gaiato. Assim, recebemos nesta Casa do Gaiato mais inscrições de novos assinantes, o que nos alegrou. Informamos que aos leitores novos d'O Gaiato têm sido enviados, via CTT, exemplares do livro Uma história do Pai Américo, do nosso amigo Padre José Alfredo, da Diocese do Porto.

Na passada quinzena, foram inscritos como novos assinantes: Carla Maria - Figueiras [Lousada]; Mobiserra - Espite; Maria Teresa - Coimbra; Maria de Lurdes, Mário, Maria Cidália, Maria da Conceição e Maria Alice - Pampilhosa. Bem-hajam!

Aos nossos amigos e amigas que vêm ajudando esta família com as suas partilhas, por vários meios, o nosso muito obrigado!

Os nossos contactos, para novas assinaturas do jornal O Gaiato e donativos, são os mesmos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, 3220 - 034 Miranda do Corvo; telef. 239 532 125; e-mail: gaiatomiranda@gmail.com - NIB: 0035 0468 00005577330 18.

Rapazes de Miranda