MIRANDA DO CORVO

SAÚDE - Em 11 de Março, a Organização Mundial de Saúde [OMS] declarou a Covid-19 como pandemia, considerando níveis alarmantes de propagação. Desde essa altura que, também na nossa Casa, as entradas nos nossos portões se limitam às passagens necessárias, pois encontram-se fechados. Avisamos os nossos amigos que a entrada de atendimento é feita no portão antigo próximo do cruzeiro, que tem melhor estacionamento. Temos recebido de vários amigos máscaras de protecção [até artesanais], o que agradecemos. A vacinação [no Centro de Saúde], e algumas consultas [no Hospital Pediátrico] têm sido cumpridas. Todos os cuidados são poucos e continuamos a ser avisados para evitar saídas desnecessárias.

DESPORTO - A prática desportiva faz parte da formação e ocupação dos tempos livres, desde sempre, na vida da Obra da Rua, desde as Colónias de Férias onde os antigos Rapazes até andavam de canoa no Rio Ceira! Neste tempo de mais isolamento, temos dado mais valor ao facto de haver em nossa Casa espaços grandes e bons para a actividade desportiva, em especial o futebol. Depois da merenda e às vezes no fim do jantar, em especial o chamado campo de ténis é o centro das atenções, onde apanhámos boas suadelas e gastámos muito as bolas, até irmos abaixo das canetas. Outro jogo que andamos muito aferroados é o berlinde, no poço e no parque, nas horas de mais calor, o que nos leva ainda a disputarmos quem tem mais berlindes.

MÚSICA - Continuamos a ter aulas de Educação Musical, ao sábado, em dois grupos, de pequenos e médios, das 10 às 12 horas, no nosso salão, com a professora Maria João, pois a música também faz parte da formação na nossa Casa, quando é possível, o que tem sido bom para nós aprendermos as noções básicas. Alguns Rapazes estão a começar a aprender a tocar órgão - partes simples da Missa. Era bom que conseguissem animar a Missa toda, pois assim era melhor para todos nós, aos Domingos, às 10 horas [neste tempo, ainda só para a nossa comunidade].

ARRANJOS - Os consertos de avarias e algumas obras vão-se fazendo conforme é possível, com o sr. Emídio. Assim, andou-se a arranjar a rede do campo de futebol, nalguns sítios que se foi estragando. Uma calçada na zona do gado, onde fica o cão, começou a ser consertada, pois várias pedras foram-se soltando. Para proteger esse local, é preciso um portão, que é preciso encomendar, mas é caro.

CAMPANHA DE ASSINANTES - Conseguir mais leitores amigos para o nosso jornal não é tarefa fácil, quando boa parte da população lê pouco e em papel; mas, também há O Gaiato digital! Os bons jornais não transmitem vírus. Assinar e ler O Gaiato é uma boa forma de ajudar a nossa Obra da Rua. Através do jornal O Gaiato, Pai Américo, os Rapazes e seus colaboradores têm dado a conhecer a vida das várias Casas e do serviço aos pobres. Da nossa sede e com atenção, pelo correio, foram enviados vários exemplares do livro Uma história do Pai Américo, do nosso bom amigo Padre José Alfredo, e que foram prometidos aos novos assinantes.

Em mais esta quinzena e sem stress, damos conta de mais alguns amigos que se fizeram assinantes/leitores: Maria do Céu - Assafarge [Coimbra]; Patrícia - Nevogilde [Lousada], Alzira - Casal de Ermio [Lousã]; Margarida - Coimbra; Fernando - Coimbra; e Ana Laia - Coimbra. É interessante notar que esta senhora viveu na nossa Casa com os seus filhos, que organizaram as suas vidas; e veio pessoalmente, com gratidão, dar parte da venda dum lindo livro seu - O sentimento da vida. Bem-hajam! Aos amigos e amigas que têm partilhado com esta comunidade, por vários meios, os nossos vivos agradecimentos e votos de boa saúde!

Contactos: Os pedidos de assinaturas novas e donativos para esta Casa do Gaiato de Miranda do Corvo - Coimbra podem ser enviados para esta morada: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; NIB: 0035 0468 00005577330 18; telef. 239 532 125; e-mail: gaiatomiranda@ gmail.com

Rapazes de Miranda