MIRANDA DO CORVO

AGROPECUÁRIA - A actividade agrária é necessária na nossa Casa do Gaiato, pois precisamos de produzir alguns bens - para autoconsumo, partilha, animais e venda - como por exemplo: azeite, fruta, hortaliças, milho-grão, palha, carne, ovos e madeira. Mas, dado que a área agro-florestal é grande, torna-se muito dispendiosa esta actividade. Vai-se fazendo o que se pode, ao longo do ano agrícola - conforme a mão-de-obra e os factores climáticos. Na horta, no pomar e nos olivais novos, na terra do gaiato, próxima das nossas Alminhas, da Rua Casa do Gaiato, teve de ser aplicado herbicida, pois as ervas daninhas (como a junça) propagaram-se muito. Na terra nova, a nascente da rotunda Pai Américo, foi colocado estrume e lavrada, a que se seguiu a sementeira de milho-gão, com sementes da nossa colheita anterior. O tractor avariou e teve de ser consertado. Quando for possível, as espigas de milho que foram armazenadas no nosso espigueiro (interior) têm de ser descaroladas. As duas latadas de videiras, de uvas de mesa, na parte de cima, a poente, foram tratadas com produtos fitofarmacêuticos. Na zona do gado, tivemos a alegria do nascimento de dois cordeirinhos, que se encontram finórios - um branco e outro com traços escuros. Deram-nos dois garnisés; e precisamos de galinhas poedeiras, mas não foi possível ir à feira, por causa do confinamento, devido ao covid-19.

ARRANJOS - Como foi dado conhecimento e pedidas ajudas materiais (dadas as despesas elevadas), foram realizadas algumas obras urgentes de recuperação e manutenção, na parte central da nossa Casa do Gaiato: limpeza e arranjo de telhados, pintura da frontaria e paredes da Rua Padre Horácio, torre da Capela, balneário antigo (com janelas novas e chuveiros), e quartos do rés-do-chão, da casa-mãe e do primeiro-andar (pinturas, pisos novos e portas novas nos chuveiros). Depois, todos os dias, há avarias para consertar, nos vários sítios da nossa Casa. A canalização dos currais do gado foi substituída, a rede de vedação (com aberturas) do chamado campo de ténis teve de ser arranjada e alguns buracos no piso foram tapados. Nos candeeiros exteriores, de vez em quando, as lâmpadas deixam de dar luz, pelo que têm sido substituídas. Um aro de madeira de um quarto do rés-do-chão teve de ser feito de novo.

ESCOLAS E ESTUDO - Devido ao perigo do covid-19 e por indicação do Ministério da Educação, também os Rapazes desta Casa do Gaiato se encontram ainda confinados nas nossas salas de estudo, sem se deslocarem às suas Escolas, conforme os ciclos que frequentam, desde o 1.º ciclo ao secundário: em Miranda do Corvo, Lousã, Penacova e Conraria. Há vários Rapazes que irão concluir o 12.º ano: alguns estão a fazer os seus estágios na nossa Casa - em Desporto, enquanto outros fazem estágio fora - Electricidade, Cozinha, Agricultura e Mecânica. Desde as 8:30 h até às 18:15h, os estudantes desta Casa encontram-se nas 4 salas de estudo e acompanhados por professores destacados, em ligação com os seus professores das Escolas, vendo o Estudo em casa e fazendo os seus trabalhos. A nível informático, teve de se fazer um grande investimento, para se poder responder às exigências de estudo, neste tempo escolar especial. Esperamos que os resultados do final deste ano lectivo 2019/2020, sem aulas presenciais, sejam positivos, pois temos condições para isso e tem havido esforços em cumprir as aulas e as indicações dos professores das Escolas em que nos matriculámos.

CAMPANHA DE ASSINANTES - Sendo muito necessário continuar esta campanha de novos assinantes do nosso jornal O Gaiato, dado que não temos saído para as ruas e igrejas, vamos tentando captar novos leitores por contactos telefónicos, por e-mail e nas visitas (restritas) à nossa Casa do Gaiato. Não queremos baixar os braços e também temos passado recados aos nossos amigos para que consigam mais assinantes, em especial através desta Casa-mãe (em Miranda do Corvo e de que damos notícias expressas) e também da sede da Obra da Rua (em Paço de Sousa).

Nesta quinzena, a angariação de novos assinantes trouxe-nos mais amigos, cujos compromissos agradecemos e referimos: Joaquim - Mata Mourisca; Arlindo - Lousã; Maria Leonor - Lousã; João Paulo - Vila Nova (Miranda do Corvo); José Maria - Porto; Rui - Coimbra.

Contactos: Os pedidos de novas assinaturas [com nome e morada] e donativos [NIF, se necessário] para esta Casa do Gaiato, também podem ser encaminhados para a nossa morada, cujos dados são os seguintes: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; NIB - 0035 0468 00005577330 18; telef. 239 532 125; e-mail: gaiatomiranda@gmail. com

Rapazes de Miranda