MIRANDA DO CORVO

PADRE HORÁCIO - No dia 6 de Maio, quarta-feira, a nossa comunidade lembrou muito gratamente o nosso Padre Horácio [1924-2000], celebrando a Eucaristia também em sua memória, na nossa Casa do Gaiato. De facto, nesse dia do Ano Jubilar, partiu para a casa do Pai celeste; e, em 8 de Maio, foi sepultado no cemitério da Lentisqueira (concelho de Mira). Especialmente nas Missas dominicais desta Casa, rezamos por todos os que estão ligados à Obra da Rua e pelos nossos familiares e amigos. O nosso Padre Horácio esteve cerca 50 anos ao serviço da Obra da Rua e do Património dos Pobres, tendo sido o responsável desta Casa do Gaiato de Miranda do Corvo e do Lar do Gaiato de Coimbra, desde 29 de Setembro de 1950 até 20 de Junho de 1992. Foram várias as gerações de Rapazes que acolheu e ajudou a preparar para a vida, cuidando das suas necessidades e orientando-os para a sua autonomia. Colaborou regularmente no nosso jornal O Gaiato, na ´Tribuna de Coimbra´. Na nossa Casa, a nascente do refeitório, há o jardim Padre Horácio. Em Miranda do Corvo, tem o seu nome ligado à rua que vai do largo da nossa capela e cruzeiro para poente, em direcção à Rua Casa do Gaiato. A propósito, em obras recentes, as fachadas a sul da Rua Padre Horácio foram restauradas e pintadas de novo, ficando assim com boa apresentação, também como homenagem à sua memória saudosa, que será sempre lembrada na Obra da Rua, em especial na sua casa-mãe - a Casa do Gaiato de Miranda do Corvo - Coimbra. Que descanse em paz!

CAMPANHA DE ASSINANTES - Tendo em conta o que foi dito na edição anterior, há muita necessidade de cativar muitos leitores amigos do nosso jornal O Gaiato, para que este testemunho escrito da vida de Pai Américo, da Obra da Rua, no serviço aos pobres, na Igreja, também vá passando a novos assinantes, para além das ajudas que possam vir para o sustento diário desta comunidade e das outras da Obra da Rua, e para ajudar mais pobres.

Nesta quinzena, temos uma boa notícia para dar, pois o apelo feito nesta página não caiu em saco roto. Assim, vieram várias inscrições de assinantes novos, com a colaboração de alguns amigos certos, a quem agradecemos o seu empenho e divulgação deste pedido. Informamos que os novos leitores receberão como oferta, via CTT, um exemplar do livro Uma história do Pai Américo, do nosso amigo Padre José Alfredo, da diocese do Porto. Neste tempo de ansiedade, em que as sãs leituras fazem falta ao espírito humano, na esperança de que outros amigos se irão juntando, chamamos mais 24 novos leitores d'O Gaiato que responderam logo ao nosso apelo nesta coluna, a saber:

José Alberto - Figueira da Foz; Miguel Filipe - Casais (Lousada); Isabel Cristina - Nevogilde (Lousada); Maria Antónia - Nevogilde; António Jorge - Ordem (Lousada); Felisbina - Casais; Antonina - Casais; Maria da Glória - Figueiras (Lousada); Maria da Conceição - Covas (Lousada); Maria do Céu - Cristelos (Lousada); Isaura Patrícia - Figueiras; Damião - Miranda do Corvo; Fernando José - Vila Nova (Miranda do Corvo); Maria Madalena - Miranda do Corvo; Maria de Fátima - Miranda do Corvo; Maria de Lurdes - Penela; Gracinda da Assunção - Penela; Maria Belém - Casais; Ilídio César - Casais; Casimiro - Casais; Maria Cacilda - Bustelo (Penafiel); Filipa Raquel - Bustelo; Tânia Marisa - Novelas (Penafiel); Paulo Marcelo - Bustelo. A estes novos assinantes, o nosso bem-hajam! Boas leituras, que chegarão quinzenalmente, se Deus quiser, e o nosso desejo de boa saúde!

O mealheiro para pagar as despesas desta nossa Casa do Gaiato, que bem precisa de ajudas, tem os dados seguintes: NIB - 0035 0468 00005577330 18 - Obra da Rua ou Obra do Padre Américo - Casa do Gaiato de Miranda do Corvo - 3220-034 Miranda do Corvo; telef. 239 532 125; e-mail: gaiatomiranda@gmail

Rapazes de Miranda