MIRANDA DO CORVO

ESCOLAS - Como é do conhecimento geral, com a impossibilidade de frequentar o ensino presencial, nas Escolas, devido aos riscos de coronavírus, também nós tivemos de aproveitar a estudar nas nossas salas da nossa escola, com os nossos professores destacados, e ligarmo-nos aos nossos professores das Escolas por via informática, de forma a podermos fazer os trabalhos necessários para serem avaliados no final do 2.º período (28 de Março) deste ano lectivo fora do normal, pelo que nos vamos adaptando a este tempo de ausência nas escolas. Nas férias da Páscoa, dos mais pequenos aos mais crescidos, fez-se uma escala de estudo/tarefas, com recreios.

ARRANJOS - Vai havendo sempre que fazer, pois além de surgirem avarias e consertos, teve de se fazer nova canalização do quarto de banho do salão e uma caixa ligada para a rede pública. O sr. Emídio tem continuado a colocar chuveiros no balneário antigo, que servirá o desporto, e no quarto de banho do 1.º andar. Entretanto, depois dos trabalhos de pintura no chão desse piso, tratou de limpar e arranjar as camas e os armários usados, que foram recolocados nesse piso da nossa Casa, onde voltarão a residir os Rapazes médios. Na secção por cima do galinheiro, foram retirados os velhos estrados de madeira e deslocados os caixotes para as prateleiras da arrecadação própria, no átrio das despensas de baixo. Mais uma vez, têm de ser consertadas as redes de vedação do chamado campo de ténis, em cima, onde jogamos futebol, e tapados os buracos do piso, pois vai-se estragando.

QUARESMA E PÁSCOA 2020 - Tem sido uma Quaresma diferente, mais triste, embora algumas flores vão mostrando as suas pétalas, nesta Primavera cinzenta. Como se vive em isolamento social, temos Missa só para nós ao Domingo. O Terço diário (19:30 horas) já é tradição na Obra. As celebrações da Semana Santa serão restritas. Lembramos, nas nossas orações, todas as pessoas que ficaram doentes com o coronavírus e partiram, e vamos pedindo a Deus saúde para todos. A Quaresma e a Páscoa deste ano fazem-nos pensar melhor na paixão, morte e ressurreição de Jesus, que não quer o sofrimento de ninguém, mas a vida de todos.

OBRAS - Foram dados por concluídos os trabalhos de pinturas (aros das janelas, portadas de madeira, portas, tectos e paredes interiores dos 3 quartos) e colocação de mosaicos e rodapés, iguais aos do rés-do-chão, cujo custo foi elevado. As infiltrações de água do telhado deixaram esta zona com as paredes e os tectos enegrecidos. Os tacos precisaram de ser retirados. Terão de ser arranjadas as divisões a seguir, começando pela sala de convívio ao lado dos quartos. As paredes de acesso ao 1.º andar também precisam de ser pintadas. Outras zonas da nossa Casa têm necessidade de ser arranjadas, como: pinturas das várias salas da nossa escola/centro de estudo, telhado no corredor exterior de acesso da casa-mãe ao refeitório; despensa de cima e corredor interior para a rouparia, devido às infiltrações de água dos telhados; piso da sala de televisão na casa-nova, etc. Dadas as dificuldades desta Casa do Gaiato, com a ajuda da sede da nossa Obra e dos nossos amigos, o que muito agradecemos, as contas vão sendo pagas. O mealheiro continua a ser este: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo - Casa do Gaiato de Miranda do Corvo - 3220-034 Miranda do Corvo; telef. 239 532 125; e-mail: gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda