MIRANDA DO CORVO
PADRE SAÚL - Faleceu no dia 8 de Janeiro, na Casa do Clero de Coimbra, o nosso amigo sr. Padre Saúl Pires Teixeira, que durante alguns anos veio confessar à nossa Casa. Nasceu a 29 de Dezembro em Zambujal (Condeixa-a-Nova), formou-se nos Seminários diocesanos de Coimbra e foi ordenado Padre em 15 de Agosto de 1957, por D. Ernesto Sena de Oliveira. Foi Pároco em várias comunidades, em especial Condeixa-a-Nova e Condeixa-a-Velha. Muito estimado e amigo de todos, também foi poeta. O seu funeral foi a 9 de Janeiro, presidido pelo sr. Bispo de Coimbra, D. Virgílio. Descanse em paz!
ESCOLAS - Depois de terem sido recolhidos todos os resultados das avaliações dos Rapazes, que frequentam as várias Escolas dos concelhos de Miranda do Corvo, Lousã e Penacova, podemos dizer que, em geral, as notas foram satisfatórias do 1.º Ciclo ao Secundário, embora vários rapazes tenham de se aplicar mais a algumas disciplinas, como Português e Matemática. No dia 17 de Janeiro, decorreu a XI Gala da Educação do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, no Pavilhão gimnodesportivo municipal. Da nossa Casa, que esteve representada, foram premiados onze rapazes - nos quadros de valor e de mérito desportivo: Marcelino, Mário, N. Rocha, Amizade, Celestino, Fábio T., Abdel, Luís M., Nelvin, Rivaldo e Wiltor.
AGROPECUÁRIA - Depois de algum tempo de chuva, vento e frio, a maioria das folhas caducas já caíram e chegaram belos dias de sol. Foram-se podando (e amarrando) as latadas de videiras, os kiwis, os pomares de fruteiras e os vimes e outros arbustos, dentro dos espaços interiores da nossa Casa e no quintal próximo (Tia Adelina). Com as necessárias licenças, têm-se queimado amontoados de ervas, folhas e ramos, na terra dos grilos; e alguma lenha foi aproveitada e guardada no barraco, para depois colocarmos numa salamandra, no nosso refeitório, ao terço e jantar. O nosso pomar de tangerineiras deu muitos frutos, que nós fomos comendo (as tangerinas são para todos e atenção às cascas...).
OBRAS - Continuam os arranjos na nossa casa-mãe, em especial: pinturas - porta principal, portadas, tectos e paredes, dos vários quartos (4), salas (2) e quartos de banho (2); envernizamento - soalhos, portas interiores, rodapés e escadaria interior. Foram colocados lavatórios novos (6), no quarto de banho principal. Agradecemos muito as ajudas da sede da nossa Obra e os donativos que os nossos amigos têm enviado para estas e outras despesas. O mealheiro é o mesmo: NIB - 0035 0468 00005577330 18 - Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. 230 532 125; e-mail: gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda