MIRANDA DO CORVO

ENCONTRO SOBRE PADRE AMÉRICO - No dia 26 de Janeiro, sábado, decorreu na Casa do Gaiato de Paço de Sousa um Encontro celebrativo sobre o nosso Venerável Padre Américo. Teve início pelas 15:30 horas, no salão de festas, cheio de amigos, e foi apresentado e orientado pelo sr. Padre Júlio, responsável principal da Obra da Rua. A sessão cultural, em que tocaram rapazes desta Casa, foi presidida pelo sr. Bispo do Porto, D. Manuel Linda, tendo falado Elísio Humberto (antigo gaiato), Luís Leal, sobre o livro Ecos de Pensamentos de Padre Américo, e Artur Santos Silva, comentando um livro sobre Padre Baptista. Seguiu-se uma visita ao Museu - Memorial Padre Américo - Obra da Rua, que todos gostaram muito. O momento principal do dia foi a Santa Missa, na Capela, na qual concelebraram vários Padres da nossa Obra (Padre Júlio, Padre Telmo, Padre Baptista, Padre Rafael e Padre Manuel M.) e os Párocos de Paço de Sousa e Galegos. O sr. Bispo do Porto manifestou a sua alegria por esta visita, depois da declaração de Venerável de Padre Américo. Ao cair da tarde, houve uma boa refeição, num convívio aberto. Conseguiu estar um dos primeiros gaiatos de Miranda do Corvo - Mário Diniz de Carvalho; e, da nossa Casa, foram os acólitos Marcelino, Bernardino e Neio. Muitos parabéns por este bom Encontro, festejando o nosso Pai Américo!

PADRE SAÚL - Faleceu no dia 8 de Janeiro, na Casa do Clero de Coimbra, o nosso amigo sr. Padre Saúl Pires Teixeira, que durante alguns anos veio confessar à nossa Casa. Nasceu a 29 de Dezembro em Zambujal (Condeixa-a-Nova), formou-se nos Seminários diocesanos de Coimbra e foi ordenado Padre em 15 de Agosto de 1957, por D. Ernesto Sena de Oliveira. Foi Pároco em várias comunidades, em especial Condeixa-a-Nova e Condeixa-a-Velha. Muito estimado e amigo de todos, também foi poeta. O seu funeral foi a 9 de Janeiro, presidido pelo sr. Bispo de Coimbra, D. Virgílio. Descanse em paz!

ESCOLAS - Depois de terem sido recolhidos todos os resultados das avaliações dos Rapazes, que frequentam as várias Escolas dos concelhos de Miranda do Corvo, Lousã e Penacova, podemos dizer que, em geral, as notas foram satisfatórias do 1.º Ciclo ao Secundário, embora vários rapazes tenham de se aplicar mais a algumas disciplinas, como Português e Matemática. No dia 17 de Janeiro, decorreu a XI Gala da Educação do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, no Pavilhão gimnodesportivo municipal. Da nossa Casa, que esteve representada, foram premiados onze rapazes - nos quadros de valor e de mérito desportivo: Marcelino, Mário, N. Rocha, Amizade, Celestino, Fábio T., Abdel, Luís M., Nelvin, Rivaldo e Wiltor.

AGROPECUÁRIA - Depois de algum tempo de chuva, vento e frio, a maioria das folhas caducas já caíram e chegaram belos dias de sol. Foram-se podando (e amarrando) as latadas de videiras, os kiwis, os pomares de fruteiras e os vimes e outros arbustos, dentro dos espaços interiores da nossa Casa e no quintal próximo (Tia Adelina). Com as necessárias licenças, têm-se queimado amontoados de ervas, folhas e ramos, na terra dos grilos; e alguma lenha foi aproveitada e guardada no barraco, para depois colocarmos numa salamandra, no nosso refeitório, ao terço e jantar. O nosso pomar de tangerineiras deu muitos frutos, que nós fomos comendo (as tangerinas são para todos e atenção às cascas...).

OBRAS - Continuam os arranjos na nossa casa-mãe, em especial: pinturas - porta principal, portadas, tectos e paredes, dos vários quartos (4), salas (2) e quartos de banho (2); envernizamento - soalhos, portas interiores, rodapés e escadaria interior. Foram colocados lavatórios novos (6), no quarto de banho principal. Agradecemos muito as ajudas da sede da nossa Obra e os donativos que os nossos amigos têm enviado para estas e outras despesas. O mealheiro é o mesmo: NIB - 0035 0468 00005577330 18 - Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. 230 532 125; e-mail: gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda