MIRANDA DO CORVO
VENERÁVEL PADRE (PAI) AMÉRICO!
Nesta comunidade (a primeira) da Obra da Rua, em 12 de Dezembro, quinta-feira, também foi recebida com muita alegria a feliz notícia da promulgação, pelo Papa Francisco, do Decreto sobre as Virtudes heróicas do Servo de Deus Américo Monteiro de Aguiar, cujo Processo teve início próximo do centenário do seu nascimento. À hora do Terço, todos nós rejubilámos com este Decreto da Congregação para as Causas dos Santos, que veio animar muita toda a nossa Obra e os seus amigos, fundada com muito sacrifício pelo nosso Pai Américo, que entregou a sua vida pelos mais pobres. É uma grande responsabilidade para nós e precisamos de rezar muito pela beatificação de Pai Américo, como exemplo na Igreja!
NATAL DE JESUS 2019
Para melhor preparar o Natal deste ano, uma parte dos Rapazes deslocou-se ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria, para se confessar, na tarde do dia 18 de Dezembro, em que chovia torrencialmente. Bem precisamos deste sacramento nas nossas vidas para crescermos melhor. No dia do Natal do Senhor, pelas 10 horas, participámos na Eucaristia, no salão, e olhámos para um presépio simples junto ao altar. Também fizemos um lindo presépio no nosso refeitório, com mais figuras. Desejamos que 2020 seja um bom ano para todos os nossos leitores e amigos!
OBRAS
O nosso querido Pai Américo veio do Seminário de Coimbra para esta Casa, em 7 de Janeiro de 1940, onde acolheu os três primeiros gaiatos. Por isso, continuaram-se as obras na nossa casa-mãe: aros das janelas, portadas interiores e portas dos quartos, que vão sendo pintados, tal como os tectos e as paredes. Os quartos de banho têm de ser melhorados. Muito obrigado aos nossos amigos pelas ajudas para estas obras! O mealheiro é o seguinte: NIB - 0035 0468 00005577330 18 - Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. 239 532 125; e-mail: gaiatomiranda@gmail.com
AGROPECUÁRIA
A terceira semana de Dezembro foi marcada por mau tempo - vento e chuva fortes e persistentes - em especial na região centro, o que veio a aumentar o caudal do rio Mondego e inundar as zonas mais baixas desta bacia hidrográfica. Tendo em conta esta situação meteorológica, durante vários dias, verificou-se que uma parte da produção de azeitona foi caindo. Deste modo, foi-se colhendo o que restava e assim terminou a safra da azeitona, neste ano agrícola, que mesmo assim foi razoável. Com a melhoria do tempo, começou-se a poda das videiras nas latadas e o corte da relva nos jardins. No dia 22, o nosso rebanho passou a contar com mais um cordeirinho!
VISITANTES
Na nossa Casa do Gaiato, ao aproximar-se a época natalícia, recebemos mais visitantes amigos, nomeadamente famílias e alguns grupos que organizaram campanhas de bens necessários, cujos encontros foram agendados. Assim, vieram conviver connosco, trazer-nos prendas (em especial, calçado) e géneros alimentícios, e partilhar boas merendas. Damos conta dos seguintes: pessoal de entidade bancária (Coimbra); amigos de uma clínica (Lousã); gerentes e pessoal da McDonald's (Coimbra); crismandos e amigos da unidade pastoral de Conímbriga; do Instituto Português de Oncologia (Coimbra); e amigos de Casais do Campo e da Mealhada. Bem-hajam e os melhores votos natalícios e em 2020, de saúde, paz e bem!
FÉRIAS ESCOLARES
A aulas do 1.º período, deste ano lectivo, terminaram em 17 de Dezembro e esperamos que os resultados das avaliações sejam positivos, nas várias Escolas que os Rapazes frequentam - nos concelhos de Miranda do Corvo, Lousã, Penacova e Coimbra. Nesta quadra natalícia, uma parte dos Rapazes teve a possibilidade de passar alguns dias com alguns parentes.
Rapazes de Miranda