MIRANDA DO CORVO

VISITANTES

A nossa Casa do Gaiato, como as outras Casas da Obra da Rua, desde o princípio, há 80 anos, tem recebido muitos amigos e amigas que vêm ao nosso encontro para conhecer a vida de Pai Américo e o nosso modo de vida, estando connosco, e ainda visitar as nossas instalações. Para além de famílias de amigos, houve vários grupos de visitantes que conviveram e partilharam, destacando-se crianças e adolescentes de algumas catequeses da Diocese de Coimbra. Eis vários grupos de amigos: Associação dos Surdos de Águeda, amigos de Moreira da Maia, crianças e adolescentes das Catequeses de Casével/ Belide, Alvorge, Taliscas, Ega (de Padre Germano) e Alqueidão (de Padre Álvaro), dinamizados pelos Párocos e seus catequistas, e acompanhados por familiares. Bem-hajam!


MAGUSTO, EM S. JOSÉ

Cumprindo uma tradição, o nosso magusto foi com os nossos amigos e amigas da Paróquia de S. José, em Coimbra, pelo que a nossa comunidade se deslocou no dia 17 de Novembro, Domingo, para a igreja de S. José, onde convivemos nas arcadas com catequistas (que trataram do convite), comendo uma boa merenda, com saborosas castanhas. Muito obrigado! Do cartaz, esta quadra: É S. Martinho!/ Vamos partilhar o que temos./ Com alegria e muito carinho,/ Os Gaiatos felizes faremos!


AGROPECUÁRIA

Na primeira quinzena de Dezembro, com mais abertas de sol, continuou-se na apanha da azeitona ainda na zona do campinho - terra dos grilos. As tarefas realizam-se por fases, com varejador e erguedor: após a colheita para os panais, as azeitonas têm de ser separadas das folhas e depois ensacadas. Foram com mais duas carradas de azeitonas para um lagar, em Oliveira do Hospital, das quais foi extraído mais azeite, que é bom para a saúde.


OBRAS

O edifício antigo da nossa Casa é centenário e, nas zonas onde temos os nossos quartos, com tanta utilização, a urgência de intervenção para remodelação era urgente. Assim, depois de limpezas dos telhados, pinturas das frontarias e arranjos no rés-do-chão, começou-se a tratar dos quartos da casa-mãe: limpar as paredes com lixívia e retocar, lixar os tectos e portadas, para serem pintados, e substituir partes dos aros das janelas. Foi para esta zona da nossa Casa que o nosso Pai Américo veio de Coimbra com os três primeiros rapazes, no dia 7 de Janeiro de 1940 - há 80 anos! Entretanto, foi-se arranjando o balneário antigo (azulejos e portas) e pintando os gradeamentos da zona próxima da nossa fonte e no jardim Padre Horácio. Outros arranjos necessários (mas, dispendiosos) foram a colocação de três portas de vidro nos chuveiros do primeiro andar e a substituição de onze janelas e uma porta por baixo do refeitório, na zona do balneário antigo e despensas. Agradecemos muito as partilhas que têm chegado e o mealheiro é o mesmo: NIB - 0035 0468 00005577330 18 - Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. 239 532 125; e-mail: gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda