MIRANDA DO CORVO

REUNIÃO DOS PADRES DA OBRA DA RUA

Em 19 de Novembro, terça-feira, os Padres da nossa Obra reuniram na nossa Casa do Gaiato, para tratar de alguns assuntos das várias Casas da Obra da Rua, em Portugal e África. Recebidos pelo nosso Padre Manuel, encontrámo-nos, assim, com os nossos Padre Júlio (Director), Padre Telmo (que fez 94 anos, em 25 de Novembro!), Padre Acílio e Padre Rafael (a recuperar de um acidente, em Angola). Viram as obras de reparação a decorrer, gostaram das refeições, celebraram a Eucaristia e partiram ao cair da tarde. Desejamos saúde para todos e o bem da nossa Obra da Rua.

PRÉMIO

A convite da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro [CCDRC], por ocasião do 7.º Congresso de Envelhecimento Activo e Saudável, que decorreu no dia 20 de Novembro, na antiga igreja do Convento de S. Francisco, em Coimbra, na sessão de entrega do Prémio Empreendedor 50+, a nossa Casa do Gaiato também esteve presente nesse momento, o que muito nos honrou. Bem-hajam!

AGROPECUÁRIA

Durante o mês de Novembro, choveu com alguma frequência e as terras ficaram encharcadas. Isto naturalmente tem dificultado a colheita da azeitona, pois temos muitas oliveiras em vários sítios, como numa área de um ribeiro, próxima da rotunda Padre Américo - terra dos grilos [campinho], e terra do poço novo e lameiro. A safra tem decorrido assim: os ramos são varejados e as azeitonas vão caindo em panais estendidos à volta das oliveiras; numa oficina, num erguedor, as colheitas são limpas de folhas. Entretanto, as azeitonas vão sendo ensacadas. Seguiu mais outra carrada delas para um lagar, onde se tem extraído o nosso bom azeite.

OBRAS

Continuam algumas obras de reparação nos edifícios da nossa Casa, pois é antiga e tem havido muito uso ao longo de 80 anos! Assim, antes de saírem os andaimes, aproveitou-se para ser pintada a torre da nossa Capela. Os telhados por cima do galinheiro e do palheiro foram limpos e tiveram de ser substituídas muitas telhas. Finalmente, ficaram arranjados os três quartos dos rapazes no rés-do-chão e o respectivo quarto-de-banho. Depois, foram colocadas camas e mesas (da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), e colchões (de uma empresa de S. João da Madeira). Enquanto vão ser arranjados os quartos da casa-mãe, cujo recheio teve de sair, os miúdos desta zona passaram para o rés-do-chão. Entretanto, tem-se continuado a arranjar o balneário antigo (azulejos, paredes e portas dos chuveiros), por baixo do refeitório, pois faz falta para apoio às nossas actividades desportivas. Ainda, foram reparadas as colunas e pintados os gradeamentos de um corredor junto à fonte. Estas obras de remodelação têm sido possíveis com a partilha da sede da nossa Obra e com a ajuda de pessoas amigas, a quem agradecemos muito. Bem-hajam! O mealheiro, para serem pagas as despesas de cada mês, é o seguinte: NIB - 0035 0468 00005577330 18 - da Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. 239 532 125; e-mail: gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda