MIRANDA DO CORVO

AGROPECUÁRIA

Nas últimas semanas, tem havido alguma chuva, que é bem necessária. Como é evidente, a agricultura é uma actividade muito sujeita aos factores climáticos. Na cultura da oliveira, para produção de azeite, esta Casa tem algumas centenas de oliveiras, em especial na zona baixa, como na terra dos grilos [campinho], e ainda no olival dos poços, no olheiro e no olival da mina, pelo que esta safra é demorada. Assim, tem-se continuado na apanha da azeitona - com o varejamento e sua separação dos ramos; e seguiu outra carrada de sacos para um lagar em Oliveira do Hospital. O azeite é uma grande riqueza agrícola e é muito saudável, na dieta mediterrânica.

No que toca aos gados, como temos muitos e bons fardos de palha de aveia, das nossas terras, esta é a base da alimentação do nosso lindo rebanho de pequenos ruminantes (onze ovelhas e carneiros), que também é preciso tratar ao sábado e Domingo, por escala. Ainda temos galinhas (precisamos de mais, pelos ovos) e patos; e rolas (na passareira).

RECICLAGEM

O cuidado com o meio ambiente deve ser uma preocupação de todas as pessoas, para não haver vários tipos de poluição e serem aproveitados os resíduos da melhor forma. Na nossa Casa, as folhas caídas vão sendo levadas para a estrumeira. Há algumas parcerias com entidades creditadas para o efeito, que fazem a recolha selectiva. Assim, conforme os materiais estragados e recolhidos, referimos as seguintes: papel - Banco Alimentar de Coimbra; roupa, calçado e brinquedos - uma empresa de Seia; óleos - uma empresa de Torres Novas; electrodomésticos - EB 1 de Lamas. Esta boa Escola do 1.º Ciclo, neste concelho, tem sido premiada no concurso Geração Depositrão, oferecendo-nos mais uma vez um cartão, para géneros alimentícios, como aconteceu em 14 de Novembro, em que estivemos representados, o que agradecemos!

OBRAS

Com muito esforço, tem-se continuado com algumas obras urgentes, de reparação, pois o edifício central vai para um século e esta Casa do Gaiato irá celebrar 80 anos de vida, em Janeiro próximo! Então, aproveitando ainda boa parte dos andaimes, deu-se um arranjo nos telhados da capela, torre, sacristia e casa anexa, substituindo telhas; foram colocados espanta pombas; e pintaram-se as paredes da torre da capela, para já, pois toda a remodelação ficará muito cara. Quanto ao edifício principal, nos quartos dos rapazes médios, no rés-do-chão, foram colocados seis pavimentos plastificados para proteger os tacos (das camas), três espelhos e três portas de vidro no quarto-de-banho; e, no quarto-de-banho dos lavabos, pôs-se também um espelho. Foram rematados os aros das janelas dos quartos das senhoras, virados para o largo da capela, pois tiveram de ser colocadas janelas novas. No balneário antigo, para apoio ao futebol e à piscina, limparam-se os azulejos e substituíram-se vários; e, logo que possível, será colocada nova canalização (exterior) para os chuveiros. Foram encomendadas janelas novas para a parte de baixo do edifício de serviços domésticos - balneário, despensas de produtos alimentares e de produtos de limpeza e higiene. Como se percebe, estes arranjos são dispendiosos, pelo que vamos continuando a pedir a ajuda dos nossos leitores e amigos. Agradecemos muito aqueles donativos que chegaram, com muita amizade. Bem-hajam! O mealheiro, para as despesas correntes e obras em curso, é o mesmo: NIB - 0035 0468 00005577330 18 - da Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. 239 532 125; e-mail: gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda