MIRANDA DO CORVO
MISSAS - A nossa Eucaristia Dominical e nos dias santos tem sido no nosso salão, pelas 10 horas da manhã, pois a nossa Capela precisa de obras de reparação (telhados, soalhos, paredes), que são muito caras. Nas nossas Missas, tem havido projecções dos textos das Leituras da Palavra de Deus e imagens próprias para cada celebração, ao cuidado do Evguénio, com materiais litúrgicos que recebemos.
CATEQUESE - Esta dimensão da nossa vida espiritual é importante para nós, pelo que se conseguiu dar início à catequese dos pequenos, em vários grupos, ao sábado de tarde, na sala de visitas da nossa escola, com a professora Fernanda, a quem agradecemos a sua persistência e amizade. Há rapazes que ainda não foram baptizados e não fizeram a Primeira Comunhão, mas querem ser membros da Igreja e receber Jesus na Eucaristia.
AGROPECUÁRIA - Próximos da serra da Lousã, no vale Dueça, chegaram os dias mais cinzentos, de Outono, com mais frio e muitas folhas de árvores caducas pelo chão, como carvalhos e tílias aqui na nossa Casa, que têm de se andar a varrer todos os dias. Como a safra é grande, embora parte das azeitonas das oliveiras ainda não estejam maduras, para não caírem, começou-se a apanha da azeitona na parte de cima da nossa Casa: olival novo, na terra do gaiato, parque e campinho (terra dos grilos). Teve de se mecanizar parcialmente a colheita, comprando um varejador de azeitonas, cuja factura é custosa. Depois de se apanharem as azeitonas nos panos para os caldeiros, têm sido levados e colocados numa oficina, onde se vão erguendo as azeitonas num limpador e finalmente ensacadas. Já se foi levar uma carrada de sacos de azeitonas para moer a um lagar, em Oliveira do Hospital, e daí extrair o precioso azeite!
MÚSICA - Recomeçaram as aulas de Música - Educação Musical, em dois grupos, ao sábado, pelas 10 horas, leccionadas pela professora Maria João, da Lousã, de cujo trabalho gostamos muito, pois tem boa formação e jeito para nos ensinar, o que agradecemos.
DESPORTO - Em 12 de Outubro, no Pavilhão Municipal, a nossa Casa fez-se representar na 1.ª Gala do Desporto de Miranda do Corvo, em que foram homenageados atletas e clubes deste concelho. Durante esta cerimónia, é de salientar que foram distinguidos - na modalidade de atletismo - alguns rapazes da nossa Casa e que são alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo: Nelvin Nhaga, Amizade Indi, Celestino Indi e Rivaldo Jandim. Os nossos parabéns!
Nesta sequência, deste Agrupamento, o professor Pedro Amorim passou a leccionar uma aula semanal de atletismo nas nossas instalações, à quarta-feira de tarde.
Ainda é de referir que recomeçaram os treinos de futebol, ao sábado, pelas 15 horas, com a colaboração de João Fernandes e José Fagundo (pequenos).
OBRAS - Como ainda não chegaram as portas dos chuveiros do quarto de banho do rés-do-chão, os miúdos da casa-mãe não puderam vir ocupar temporariamente os 3 quartos de baixo, para se arranjarem os quartos deles. No 1.º andar e no rés-do-chão, as 4 janelas foram adaptadas como basculantes. Nos quartos das senhoras, foram colocadas 4 janelas novas, a condizer com as outras da nossa Casa.
Foi concluída a limpeza dos telhados da casa nova, do lar (edifício), da nossa escola (centro de estudo) e do pombal (antigo), e substituídas várias telhas. Enquanto não forem deslocados os andaimes da empresa construtora, os trolhas têm aproveitado para substituir telhas e limpar outros telhados: torre e casa anexa, capela e sacristia. Como a torre é alta e o telhado estava em mau estado, tiveram que se montar muitos andaimes. Fizeram-se umas janelas (simples) em rede para a torre, como protecção (provisória) das pombas. O balneário antigo, por baixo do refeitório, vai ser reparado, com nova canalização e arranjo dos azulejos. Agradecemos muito as ajudas que nos têm dado para as obras e outras despesas, pois as facturas são pesadas.
O mealheiro é o seguinte: NIB - 0035 0468 00005577330 18, da Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato - 3320-034 Miranda do Corvo; telef. 239 532 125; e-mail: gaiato miranda@ gmail.com
Rapazes de Miranda