MIRANDA DO CORVO

FÉRIAS DE VERÃO - Nos últimos anos, nas férias escolares de Natal e de Verão, tem acontecido que alguns Rapazes têm ido visitar familiares seus e permanecido vários dias. Esta possibilidade vem sucedendo para não perderem a ligação aos seus parentes e porque o projecto de vida de parte dos Rapazes será o regresso à família biológica, quando for possível. Daí que, em Agosto, uma parte dos Rapazes teve esta possibilidade. Espera-se que tenham descansado bem junto de alguns dos seus familiares e assim possam ter um bom desempenho na nossa Casa do Gaiato e nas diversas escolas, no ano lectivo de 2019-2020, que começa em meados de Setembro. Em Julho, ainda houve estudo e fomos vários dias até à Praia de Mira. Depois, os Rapazes que ficaram tiveram oportunidade de andar de bicicleta, ver televisão, tomar banho na nossa piscina (com água do nosso poço novo, tratada), descansar nas horas de mais calor e passear em vários sítios, para dar a conhecer Pai Américo e a nossa Obra da Rua, pedindo ajuda, em Missas Dominicais - Góis, Figueira da Foz, Moreira da Maia e Mosteiró. Isto para além das obrigações, de varrer as calçadas, ajudar nas regas, na horta, no arranjo dos jardins e a tratar o gado.

AGROPECUÁRIA - Neste Verão quente e nesta zona, próxima da serra da Lousã, tem havido dias muito abafados; mas, felizmente não nos falta água na fonte e nos poços. Temos ajudado a regar jardins, horta e pomares; mas, há rega por aspersão em vários jardins. Foram cortadas as relvas dos jardins da parte de cima e de baixo, da nossa Casa: jardim Pai Américo (frente à rotunda Pai Américo); na zona das oficinas e salão; atrás da escola, do lar e da sala de TV; próximo do refeitório; da piscina, junto à passareira e aos lados das bancadas. Na nossa horta, colhemos tomate, pimentos e curgetes; e temos muitas abóboras. No campinho, a nossa cultura de milho-grão foi regada e aguardamos a secagem das espigas, pois precisamos para dar aos animais. No nosso rebanho, tivemos a alegria do nascimento de duas borregas e assim já temos onze ovelhas e carneiros; mas, tivemos que separar os machos, nas cortes. Como temos muita palha de aveia, esta é a base da alimentação destes ovinos. Tiveram alguns cuidados veterinários: rastreio da brucelose, vacinação e desparasitação.

OBRAS - Depois de duas semanas de férias, em Agosto, foram retomadas as obras de reabilitação na nossa Casa e há muito para fazer... Nesta fase, as preocupações maiores são: vários telhados dos edifícios de cima e os quartos dos Rapazes. Assim, com o apoio de pranchas, foram limpos os telhados dos serviços domésticos, donde saiu muito musgo, e substituídas algumas telhas. Nos janelos de baixo, exteriores aos quartos das senhoras, foram betumados os vidros e pintados; mas, ainda vão ser substituídas quatro janelas, estragadas. Foram rejuntados os azulejos e foi pintada a parte de baixo duma parede da casa-mãe, a poente, junto ao jardim Padre Horácio. Para se começarem a arranjar os quartos do rés-do-chão, dos Rapazes médios, tivemos de os desocupar, e mudar as camas e os pertences para um edifício a nascente (do lar).

O nosso mealheiro é o seguinte: NIB [CGD] - 0035 0468 00005577330 18, da Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato - 3220-034 Miranda do Corvo; telef. 239 532 125; e-mail: gaiatomiranda@gmail.com. Bem-hajam!

Rapazes de Miranda