MIRANDA DO CORVO

Semana Santa e Páscoa

Estava a começar a Semana Santa, quando nós também ficamos tristes com o grande incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, na Segunda-feira Santa deste ano, pois foi atingido um símbolo dos católicos da França e do mundo, conforme todos lamentaram. Depois, veio a greve nos combustíveis... Com esta situação e chuva, na Quarta-feira Santa, conforme tem sido tradição no tempo quaresmal, deslocámo-nos ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, para assim nos podermos confessar e preparar melhor a Páscoa do Senhor. Então, nos nossos veículos, com o nosso Padre Manuel e professores, os Rapazes que já foram baptizados (e fizeram a Primeira Comunhão) tiveram oportunidade de se reconciliar, pois nem só de pão vive o homem. Depois, como se levou uma bucha para cada um (preparada pela sra. D. Nazaré), perto do recinto do Santuário, ficámos bem; e assim regressámos felizes, na esperança de voltarmos para a próxima.

Na Quinta-feira Santa, os Sacerdotes concelebraram com os seus Bispos nas Catedrais das Dioceses, na Missa Crismal, em que são benzidos os Santos Óleos. Iniciado então o Tríduo Pascal, também na nossa Casa do Gaiato, participámos na celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor. Assim, pelas 19 horas, depois da homilia, o nosso Padre Manuel explicou e lavou os pés a doze Rapazitos, da nossa casa-Mãe, que em frente do altar (no salão) ficaram todos contentes! Houve, ainda, um tempo de adoração do Santíssimo Sacramento!

Na Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor, pelas três horas da tarde, participámos nesta celebração, da qual constou a Liturgia da Palavra, com a leitura da Paixão de Jesus, segundo S. João, bem como preces maiores. Seguiu-se a Adoração da Cruz, escutando - Eis o madeiro da Cruz, no qual esteve suspenso o Salvador do mundo; e todos os presentes adoraram-na e beijaram-na, ouvindo os impropérios. Depois, foi dada a Sagrada Comunhão. Há mais Rapazes que a desejam receber...

Entretanto, no Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor, participámos na celebração Eucarística deste dia muito feliz para todos os cristãos, pois Jesus ressuscitou para ficar connosco para sempre. Foi uma Missa muito alegre, com amigos, em que ouvimos a campainha (que o Marcelino, acólito, toca sempre) e as leituras sobre a Ressurreição de Cristo, comungámos o Corpo de Cristo e beijámos a Cruz de Jesus, Nosso Salvador e Redentor. Desde este grande dia, passámos a ter (num écran) imagens e textos de/sobre cada Eucaristia. Muito alegres, tivemos almoço de festa; e a seguir recebemos o Compasso (Visita pascal), que agradecemos. A merenda foi óptima, com os bons folares que grandes amigos nos trazem todos os anos (da Pampilhosa do Botão e de cá), bem como os ovos, de chocolate (por família amiga de Coimbra), e outros mimos, géneros alimentícios para as nossas refeições e vários donativos, para ajudar nas despesas (grandes), que muito agradecemos aos nossos amigos e amigas, que não se esquecem de nós e por quem rezamos na Missa e no Terço. Bem-hajam e continuação de feliz Páscoa para todos!

Rapazes de Miranda