MIRANDA DO CORVO

AGROPECUÁRIA — O tempo tem sido chuvoso, próprio desta estação de Inverno, sendo a chuva bem necessária para repor a escassez de água. Mas, devido às cheias e ventos fortes dos temporais, houve muitos estragos em várias regiões de Portugal. A 26 de Fevereiro, foram comprados 45 sacos de adubo e aplicados nos diversos terrenos onde semeámos aveia, para palha, que vai germinando; e esperamos uma boa colheita. Com muito gosto, a 1 de Março, enviámos 140 fardos para os bovinos da Casa do Gaiato de Paço de Sousa. Foram rapadas as bordas e fresados o pomar de fruteiras, a horta, o pomar de citrinos e o olival novo (junto). Depois das podas das videiras, árvores de fruto e kiwis, foram cortados os vimes, cujos ramos serviram para amarrar as varas. Vários terrenos próximos das matas - o olival dos poços, o olheiro e o olival da mina - também foram fresados. Quando chove e depois do estudo, temos descarolado do nosso milho. No sector do gado, houve a matança do porco. A passareira vai sendo limpa.

ARRANJOS — Foi concluída, por uma empresa local, uma obra urgente e necessária, mas dispendiosa, na Rua Casa do Gaiato: parte de um muro (caído num temporal), que se fez em betão e com drenagem. Depois, no terreno junto, teve de se desentulhar um antigo poço e pôr manilhas, separar as águas pluviais da água limpa (que escorre e vem da nossa fonte), armazenando-a nesse reservatório de água, pois é preciosa -essencial à vida. Foi preciso colocar rede-ovelheira no muro superior, para protecção. Foi colocada outra porta num quarto de banho da nossa Escola. Foram limpos os candeeiros dos vários átrios da nossa Casa e mudadas várias lâmpadas. Teve de se limpar uma das casas dos pobres, nas Fontaínhas.

VISITANTES E PARTILHA — Continuámos a agradecer as partilhas dos nossos amigos e amigas, tão necessárias para as despesas desta Casa e que nos chegam de vários modos, pessoalmente e através dos meios que indicamos nos nossos contactos. Desta vez, notamos as sobras de várias padarias, que aproveitamos. Registamos, também, a habitual e excelente campanha de géneros alimentícios, efectuada junto dos alunos do Colégio Nossa Senhora da Assunção, das Irmãs de S. José de Cluny, em Famalicão (Anadia). Ainda damos conta da visita, em 25 de Fevereiro, Domingo, de tarde, de um grupo de amigos da Paróquia de S. Martinho de Gândara (Oliveira de Azeméis), com o sr. Padre Domingos Almeida, que estiveram connosco, nos deixaram a sua partilha e uma bela mensagem: Que a luz resplandecente de Cristo vos ilumine, vos dê muita saúde, muita alegria e vos encoraje ao longo do ano. Retribuímos com amizade e a todos o nosso bem-hajam! Alguns jovens da Residência dos Estudantes da Beira, em Coimbra, vieram ao nosso encontro a 3 de Março, sábado de manhã.

SAÚDE — Todos nós somos acompanhados no Centro de Saúde e vamos a consultas de várias especialidades no Hospital Pediátrico de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, nomeadamente de Medicina Dentária. O Amadú teve de ser operado em Otorrinolaringologia e está melhor.

Neste sector, é com saudade e gratidão eterna que agradecemos, nesta coluna do nosso jornal, à excelente médica e amiga sra. Dra. Graça Rocha o seu carinho e grande cuidado clínico pelos Rapazes desta Casa, no Pediátrico, durante vários anos; e que, por doença, foi cedo para a glória do Senhor. Que viva para sempre em paz!

REUNIÃO DOS PADRES DA RUA — No dia 27 de Fevereiro, terça-feira, os Padres da Rua reuniram desta vez na nossa Casa, para tratarem de assuntos da nossa Obra, em Portugal e África (Angola e Moçambique), e depois celebraram a Eucaristia no nosso oratório. Veio, também e para grande alegria de todos nós, o Padre Fernando Fontoura, da Diocese de Bragança —Miranda, enviado pelo seu Bispo D. José Cordeiro para o serviço da Igreja na Obra da Rua. As maiores felicidades!

Rapazes de Miranda