MIRANDA DO CORVO

VISITA DO BISPO DE COIMBRA D. VIRGÍLIO

No dia 13 de Janeiro, Sábado, o senhor Bispo de Coimbra D. Virgílio do Nascimento Antunes, em Visita Pastoral à Unidade Pastoral de Miranda do Corvo, também nos veio visitar, conforme foi programado. Assim, com alguma chuva na chegada, depois das 12.30 horas, teve a oportunidade de visitar uma parte da nossa Casa: refeitório e cozinha, casa-mãe, rés-do-chão, oratório (onde rezou), zona do gado, sala de televisão, escola e salão de festas. Esteve e cumprimentou pessoalmente todos os Rapazes e colaboradores, que vieram ajudar, e o receberam com muita alegria! No salão, bem arranjado e com as mesas lindas, houve um momento em que se ouviu a voz do nosso Pai Américo, seguido de uma bela encenação dos Rapazes com poemas sobre a sua vida e Obra. Depois, benzida a mesa (em que lembrou os mais pobres), decorreu um almoço simples e saboroso em Família, onde todos se sentiram felizes como membros de uma grande Obra, aqui há 78 anos. Estiveram presentes o Sr. Padre Júlio (Director da Obra da Rua, que falou do nosso espírito), o Sr. Araújo (um dos primeiros gaiatos), o Sr. Padre Manuel Ferrão (Pároco), o Sr. Padre Daniel, antigos gaiatos, alguns rapazes de Paço de Sousa, empregados, professores destacados e voluntários, bem como toda a nossa Comunidade, com mais de 40 rapazes e senhoras. O Sr. Bispo D. Virgílio recebeu, das mãos dos mais pequenos, livros e um busto de Pai Américo. O nosso Padre Manuel agradeceu vivamente a sua presença tão próxima, de pastor amigo, e de todos os que tornaram possível esta festa. Finalmente, com todos em palco, foi cantado o hino da nossa Casa. O Sr. Bispo D. Virgílio deixou, ainda, uma palavra de incentivo e de responsabilidade, para que sejam tão bons a estudar como a dançar. Vimos que se sentiu muito bem entre nós. Bem-haja pela sua simpática visita, pois este rebanho também é seu!



PADRE HORÁCIO


A 28 de Janeiro, Domingo, na Eucaristia, lembrámos com gratidão a memória do nosso Padre Horácio, pois nasceu nesse dia, em 1924, na Lentisqueira (Mira). Foi ordenado Padre a 13 de Agosto de 1950, na Sé Nova, em Coimbra, pelo Bispo D. Ernesto Sena de Oliveira; e celebrou Missa Nova a 15 desse mês. A 29 de Setembro de 1950, ficou como director da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, ao serviço da Obra da Rua. Faleceu a 6 de Maio de 2000. Na pedra tumular, na sua terra, está a inscrição: Paz e bem. Na verdade, este é o resumo da sua vida!



AGROPECUÁRIA


Ainda bem que tem chovido e feito frio, próprios da estação de Inverno. Faltam podar as árvores do pomar e atrás da escola. Vamos ajudando a tratar o gado e continuámos a descarolar milho. Nos campos, tem-se juntado a lenha e queimado. Para a sementeira da aveia, compraram-se 40 sacos, que foram semeados nas nossas terras. Lavrou-se a terra nova e fresaram-se outros terrenos: campo do ti Jaime, terra do poço novo, terra dos grilos (campinho). A 21 de Janeiro, no ovil, nasceu um lindo cordeirinho (negro e branco), mas outro veio sem vida. Da lenha que temos no barraco, vamo-nos aquecendo à lareira. Teve de se ir limpar a nossa mina de água, que vem para a nossa fonte.


DESPORTO


Todos nós gostamos de jogar futebol e temos dois campos (pequeno e grande) para praticarmos este desporto, nas horas livres. Especialmente ao Sábado de tarde, treinamos todos (pequenos e grandes) com preparação física e jogo de futebol renhido. Fazem-nos falta chuteiras. O jogo do berlinde também tem adeptos entre nós, em especial os mais pequenos.

Rapazes de Miranda