MIRANDA DO CORVO
NATAL DO SENHOR - Neste ano, o Natal de Jesus foi preparado e celebrado com uma saída espiritual e principalmente as Eucaristias próprias desta solenidade. Antes, os Rapazes tiveram a oportunidade de ir de viagem até ao Santuário de Fátima para se confessarem e serem escutados por dois sacerdotes, durante o dia 20 de Dezembro, quarta-feira, na Capela da Reconciliação. Ainda participaram na Missa das 12.30 horas, na Capelinha das Aparições, em que concelebrou o nosso Padre Manuel com o Padre Luciano Cristino. Chegámos à nossa Casa, depois das 18 horas, mais contentes!
Entretanto, fizemos o nosso lindo presépio no pequeno átrio dos antigos balneários, por baixo do nosso refeitório, anunciado por uma estrela luminosa; fomos buscar musgo aos nossos montes e depois colocámos pequenas imagens (pastores, magos, etc.) à volta de uma gruta (um tronco), onde ficaram bem as imagens de Maria, José e o Menino Jesus! Também foi enfeitada a nossa sala de jantar com motivos de Natal.
No dia 24 de Dezembro, participámos na Eucaristia do IV Domingo de Advento, pelas 10 horas; e, pelas 23 horas, na Missa da noite de Natal; à meia-noite, fez de menino o Erikson, ao som de cânticos natalícios e de um sininho. A Missa do dia de Natal foi às 10 horas e o António da Costa foi o menino... Na assembleia, encontravam-se amigos nossos.
A ceia de Natal foi um momento de alegria da nossa Comunidade, com batatas, bacalhau, couves, azeite (do nosso) e arroz doce. A senhora D. Nazaré fez um bom saco de prendas para cada Rapaz e todos gostaram muito. O Natal de 2017 foi simples e bonito para nós, nesta primeira Casa do Gaiato, da Obra da Rua. A todos os nossos amigos e amigas, bom ano novo, com paz e saúde!
AGROPECUÁRIA - A chuva voltou nos dias de Natal. Antes, colhemos um campo de espigas de milho na terra nova; e foram recolhidas por baixo do celeiro, para serem desfolhadas e descaroladas. Na nossa horta, temos couve troncha e nabos. Concluímos a safra das azeitonas, apanhadas nas oliveiras da encosta junto à rotunda Pai Américo e no olival da mina, o que deu ainda mais 16 sacos. A 26 de Dezembro, foram levados a um lagar em Oliveira do Hospital. Neste ano agrícola, mesmo com a seca, houve uma excelente produção! Começou-se a poda das videiras e a apanha da lenha. Vários frangos e um porco estão em jeito de... Limpámos as capoeiras e currais dos animais. Tirámos as folhas dos jardins, para estrume, e assim ficaram mais bonitos!
Rapazes de Miranda