MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

NATAL 2025 — Como sempre e sendo nós da Igreja Católica, em todas as Casas da Obra da Rua, o Natal é uma solenidade muito importante, pela celebração do nascimento do Menino Jesus, nosso Salvador! Depois da ceia de Natal, foi celebrada a Missa da noite de Natal; e ainda a Missa do dia do Natal do Senhor. Nessas Eucaristias, foram lembradas todas as pessoas que estiveram ligadas à nossa Casa e à nossa Obra, os amigos e os esquecidos, que partiram para junto de Deus.

FÉRIAS DE NATAL —Como é tradição e porque é preciso, afectivamente, nas férias natalícias, os Rapazes foram passar alguns dias com parentes seus, sendo a maioria residente na Área Metropolitana de Lisboa. Os Rapazes menores foram acompanhados pelo nosso Padre Manuel e colaboradores, e confiados a familiares presentes. Também foi oportunidade de deixar alguns bens necessários. Várias pessoas pobres desses sítios foram pedindo ajudas, pelo que, nas visitas feitas a essas zonas e conhecendo as carências, vai-se repartindo.

BODAS DE PRATA —A fechar o Ano Jubilar 2025, no dia 28 de Dezembro, Domingo da Sagrada Família, pelas 11 horas, na Igreja paroquial — Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, o nosso Padre Manuel Mendes presidiu a uma Eucaristia, com intenções especiais: acção de graças pelas suas Bodas de Prata sacerdotais, pelos parentes e amigos que partiram, pelos doentes e de agradecimento pelo muito carinho da comunidade da sua terra natal, cujo Pároco é o Padre Sousa Alves. A igreja foi-se enchendo de fiéis: familiares, conterrâneos e amigos de várias comunidades. Na sua homilia, centrou-se na importância da família na Igreja e na sociedade, num tempo de acentuadas fragilidades familiares e migrações. Estiveram presentes representantes de entidades da Vila de Paço de Sousa, p. ex: grupos paroquiais (Liturgia, Catequese, Conferência vicentina, Confrarias), associações locais (Bombeiros Voluntários, Banda Musical, Rancho Folclórico, Dadores de sangue, entre outras), autoridades civis (da Junta de Freguesia da Vila, um Vereador da Câmara Municipal de Penafiel). Um Grupo Coral e alguns elementos da Banda Musical participaram com muito júbilo nesta Missa festiva. Os fiéis receberam uma medalha de Nossa Senhora das Graças, bem como a Oração do Jubileu e a Oração para a Beatificação do Venerável Padre Américo; que foram rezadas depois da bênção final. Junto ao altar-mor foram tiradas fotografias com muitos amigos, nesta linda festa sacerdotal!

ENSINO —O 2.º semestre do corrente ano lectivo termina a 23 de Janeiro de 2026, na Escola Básica e Secundária de Miranda do Corvo. Houve uma interrupção lectiva de 22 de Dezembro a 2 de Janeiro. Os Rapazes estudantes da nossa Casa são originários da Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique. Na sua maioria, frequentam esta Escola na Vila, sendo: 5.º ano — 1; 6.º ano — 2; 9.º ano — 1; 10.º Desporto — 5; 10.º Saúde — 2; 11.º Ciências e Tecnologia — 1; 11.º Desporto — 2; 11.º Saúde — 1; 11.º Informática — 3; 12.º Desporto — 1. A 23 de Dezembro, a Equipa Educativa e Técnica desta Casa fez a análise detalhada, por cada Rapaz, da 1.ª avaliação intercalar (efectuada pelos docentes da Escola) e dos resultados dos testes, tendo-se concluído das dificuldades de vários Rapazes nalgumas disciplinas, como Português e Matemática. Esperamos, pois, que melhorem o seu desempenho. O Igor frequenta o 10.º ano de Mecatrónica automóvel, na Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra. As aulas recomeçam a 5 de Janeiro. No Lar do Gaiato de Coimbra, à Travessa Padre Américo — 7, residem 11 estudantes universitários, de Timor-Leste. Bom ano novo!

AGROPECUÁRIA —O Inverno tem sido naturalmente frio, pelo que os mais friorentos se têm aproximado mais da lareira no refeitório. Muitas folhas das árvores de folha caduca já caíram e foram varridas nos arruamentos principais da nossa Casa. Dos ramos cortados das oliveiras, nos vários terrenos, tem-se aproveitado lenha e queimado o restante. O sr. Emídio fez, em madeira, uma caixa com ninhos para as galinhas porem ovos, embora neste tempo sejam menos.

PARTILHAS E CONTACTOS —Nos dias próximos do Natal e neste tempo natalício, fomos recebendo várias ofertas (bens alimentares, prendas e donativos) de amigos (particulares e empresas), que vão sendo muito importantes para a sustentabilidade da nossa Casa do Gaiato com o Lar de Coimbra. No dia 18 de Dezembro, seguinte à ida a Fátima, os nossos amigos do McDonald's — Coimbra deram-nos uma boa merenda e prendas úteis, que muito agradecemos! A todos os amigos e amigas que nos ajudam e estimam, o nosso muito e muito obrigado, e as nossas orações! Desejamos que, em 2026, tenham todos saúde, paz e bem! Morada e contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo — Casa do Gaiato, Largo de S. Brás, 15, 3220-034 Miranda do Corvo, telefone — 239 532 125; correio electrónico — gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda