
MIRANDA DO CORVO - COIMBRA
100.º ANIVERSÁRIO DO PADRE TELMO — Dando graças a Deus pelo 100.º aniversário de vida, com lucidez, do nosso Padre Telmo, sacerdote da Diocese de Bragança – Miranda, a 25 de Novembro, no Calvário, em Beire – Paredes, da nossa Obra da Rua, foi celebrada uma Eucaristia muito festiva. Foi presidida por D. Roberto Mariz, concelebrada por vários Padres da nossa Obra e outros, e participada pelos membros do Calvário, por parentes, colaboradores e amigos. Este Bispo Auxiliar do Porto destacou a marca social na sua vida sacerdotal, que dignifica a Igreja, no bem que fez pelos outros. José Telmo Ferraz nasceu em Bruçó – Mogadouro, a 25 de Novembro de 1925, foi ordenado Padre em 1951, Capelão nas barragens do Alto Douro, fundou em 1963 e foi responsável da Casa do Gaiato de Malanje. Desde o livro O Lodo e as Estrelas [1960], proibido, foram publicados vários e belos escritos da sua autoria. Também esteve algum tempo nesta Casa do Gaiato, depois da retirada forçada de Angola. Os nossos muitos parabéns e saúde!
150 ANOS DE D. ANTÓNIO ANTUNES — A Paróquia da Barreira, na Diocese de Leiria – Fátima, celebrou em 30 de Novembro, I Domingo do Advento, o 150.º aniversário do nascimento de D. António Antunes, que foi Bispo de Coimbra. Este Prelado nasceu a 18 de Novembro de 1875, em Cumeira, freguesia da Barreira; e faleceu a 20 de Julho de 1948, em Coimbra. Nomeado Bispo Auxiliar de Coimbra em 1919, tornou-se Coadjutor de D. Manuel Luís Coelho da Silva em 1924; e, com a morte deste, em 1936, ascendeua Bispo de Coimbra. Pelas 10 horas, foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, na igreja paroquial do Salvador, reunindo muitos fiéis, entre os quais alguns familiares, como o Padre Manuel de Sousa Antunes – sobrinho-neto. Também concelebraram o Padre David Barreirinhas, Pároco, e o nosso Padre Manuel Mendes, Vice-Postulador da Causa de Beatificação do Venerável Padre Américo. Sendo Bispo de Coimbra, D. António Antunes ordenou Américo Monteiro de Aguiar de Diácono, em 7 de Abril de 1929, no Seminário de Coimbra. Foi uma homenagem eclesial bela a um filho ilustre dessa terra!
FALECIMENTO DA MÃE DA DRA. ANDREIA — A 25 de Novembro, na igreja de Santa Eufémia – Penela, houve Missa de corpo presente pela sra. D. Rosa Maria Oliveira, com 63 anos, residente em Espinheiro, mãe de Andreia Alegre, técnica social desta Casa. Foi presidida pelo Padre Vítor, concelebrada pelo nosso Padre Manuel e pelo sr. Padre Daniel, e nela participaram muitos amigos, também desta Casa. Foi a sepultar no cemitério de Penela; e a Missa de 7.º dia foi a 29, na Capela de Santo Amaro. As nossas condolências à família, pedindo a Deus pelo seu descanso eterno.
AGROPECUÁRIA — Com alguns dias de chuva, continuou a colheita da azeitona, principalmente nas redondezas da Rotunda e Avenida Padre Américo: olivais da terra dos grilos, da vessada, da terra do poço novo e da terra do gaiato, perto das nossas alminhas. Foi preciso estender panais, varejar as oliveiras, com uma máquina e varas, juntar as azeitonas e apanhar para cestos. Depois, foram limpas as azeitonas numa alfaia e ensacadas. Foi levada a última carrada, para extrair um bom azeite!
MÚSICA — No corrente ano lectivo, continuam as aulas de Educação Musical, desta vez quinzenalmente, leccionadas pela professora Maria João, no nosso Centro de Estudo. Nesta vertente da nossa formação, há vários anos que a maioria dos Rapazes tem beneficiado da oportunidade de conhecerem um pouco a arte musical.
PARTILHAS E CONTACTOS — Aos amigos e às amigas que nos deram alguns donativos e bens alimentares, nas últimas semanas, o nosso muito obrigado! Foram enviados recibos, via CTT, das partilhas enviadas, desde o Verão. Têm ajudado muito nas despesas desta Casa do Gaiato com o Lar de Coimbra. O Natal de 2025 está à porta e as visitas e os telefonemas foram aumentando. Um bom Advento, de espera feliz pela celebração do Natal do Menino Jesus! Morada e contactos da nossa Casa: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo; Casa do Gaiato; Largo de S. Brás, 15; 3220-034 Miranda do Corvo — telefone 239 532 125; correio electrónico gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda