MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

LAR DO GAIATO DE COIMBRA — Foram admitidos recentemente mais três Rapazes no nosso Lar universitário de Coimbra, provenientes de Timor Leste: Júnior Pinto — licenciatura em Turismo, Território e Patrimónios, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Leonardo Martins — licenciatura em Relações Internacionais, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; e Giovani Pinto — licenciatura em Estudos Musicais Aplicados, na Escola Superior de Educação de Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra. Estes jovens, de maioridade, são acolhidos com contrato de comodato; e devem cumprir as regras estabelecidas. Todas as semanas, levamos mercearia e outros bens. As propinas e a internet são do encargo dos residentes, pelo que alguns têm trabalhos temporários. Desejamos que todos tenham bom comportamento e aproveitamento. Enviamos para as suas famílias, em Timor Leste, as nossas saudações e votos de saúde! A capacidade do nosso Lar do Gaiato não permite, neste momento, mais acolhimentos, pois os quartos são individuais. Acontece que nos pediram para receber cinco estudantes de mestrado em Ciências da Terra, pelo que solicitámos quartos no Seminário Maior de Coimbra; o que veio a acontecer, com o nosso acompanhamento e bom acolhimento. Boa estadia na bela cidade do Mondego e dos estudantes!

AGROPECUÁRIA — Nesta quinta de S. Brás, há algumas latadas de uvas, a poente. Neste ano agrícola, foi possível vingar muitos cachos, pelo que a colheita foi razoável. Parte deles foi conservada para as sobremesas, pois são de castas de uvas de mesa. Feita a vindima, em Setembro, e recolhidos os cachos em cestos de plástico, desta vez foram levados à adega de um viticultor amigo, em Penela, para a feitura do vinho. Não é para consumo dos Rapazes, mas para temperos e ofertas a amigos. Em meados de Outubro, começou a safra da azeitona. As oliveiras estão muito carregadas de azeitonas, pelo que se prevê uma boa colheita, se não forem caindo. Foi necessário começar no olival dos poços, a nascente, sendo urgente a poda dessas oliveiras. Há muita azeitona para apanhar… Estamos a precisar de mais galinhas poedeiras. Entre outros gatos que param por cá, há um famoso — o latagão!

PARTILHAS E CONTACTOS — Depois da celebração do Centenário da entrada de Américo Monteiro de Aguiar no Seminário de Coimbra, recebemos algumas ajudas em donativos e bens alimentares, que agradecemos. Muito obrigado! Continuamos a pedir aos nossos Amigos que divulguem a oração para a Beatificação do nosso Venerável Pai Américo e o nosso jornal O GAIATO. A nossa morada e os nossos contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo Casa do Gaiato, Largo de S. Brás, 15, 3220-034 Miranda do Corvo, telefone — 239 532 125; correio electrónico — gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda