MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

CENTENÁRIO DA ENTRADA DE AMÉRICO MONTEIRO DE AGUIAR NO SEMINÁRIO DE COIMBRA – Conforme foi amplamente anunciado e divulgado, a celebração do 1.º Centenário da admissão de Américo Monteiro de Aguiar no Seminário da Sagrada Família de Coimbra teve lugar no coração da Diocese de Coimbra, no dia 4 de Outubro, sábado, em ambiente de muita comunhão e alegria! O acolhimento deu-se pelas 10 horas, nos belos espaços exteriores do Seminário de Coimbra.

Este evento eclesial aconteceu no salão de S. Tomás, com a presença de muitos devotos: Gaiatos – filhos da Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, em Portugal (e lembrando os de África) – das Casas do Gaiato (Miranda do Corvo, Lar de Coimbra, Paço de Sousa e Setúbal) e do Calvário, de vários Padres da Obra da Rua e outros sacerdotes, antigos gaiatos, colaboradores e amigos. Com breve participação musical timorense, foram então escutadas com viva atenção e interesse duas brilhantes conferências sobre o Venerável Padre Américo, por parte do Padre Doutor Jorge Cunha e do Padre Doutor João Pedro Bizarro, docentes da Universidade Católica Portuguesa, na Faculdade de Teologia e no Instituto Superior de Direito Canónico. O Padre Jorge Cunha salientou que o percurso biográfico do Padre Américo precisa de um estudo teológico aprofundado, ainda por fazer e que vá ao nervo da sua vida de virtudes; enquanto o Padre João Pedro Bizarro esclareceu bem o momento actual da Causa de Beatificação: a necessidade de um milagre, devidamente comprovado.

O ponto alto do dia foi a solene Eucaristia, pelas 12h 30, presidida pelo senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, bem animada pelo coro musical da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo. Na sua homilia, sublinhou que Pai Américo foi ao encontro das necessidades das pessoas mais fragilizadas como um profeta, procurando ajudar a resolver as suas dificuldades (pão, casa, saúde, etc.); e manifestou o grande desejo que o Padre Américo seja beatificado. No final da Missa, o Padre Júlio referiu a falta de pais, neste tempo; e foi rezada a oração para a Beatificação do Venerável Padre Américo.

O almoço, partilhado, nos jardins do Seminário Maior de Coimbra, foi um são convívio entre todas as pessoas que tiveram possibilidade de se deslocar a Coimbra para celebrar um dia tão significativo da vida de Pai Américo. Foi assim recordada com muito júbilo e gratidão a entrada de Américo Monteiro de Aguiar no Seminário de Coimbra, a 3 de Outubro de 1925. A celebração deste Centenário teve de acontecer no dia da memória de S, Francisco de Assis, santo da especial devoção de Pai Américo. Agradecemos muito a presença do senhor Bispo de Coimbra e dos oradores amigos, bem como a colaboração do Seminário de Coimbra. Foi um dia muito feliz para muitos gaiatos, devotos e amigos, cem anos depois da entrada de Américo Monteiro de Aguiar! Coimbra teve, assim, mais encanto na hora da despedida…

PARTILHAS E CONTACTOS – Na última quinzena, em que ocorreu o Centenário da admissão de Américo Monteiro de Aguiar no Seminário de Coimbra, agradecemos as ajudas que foram confiadas à nossa Casa. Bem-hajam! Urge intensificar a oração para a sua Beatificação, divulgar a sua vida e Obra, e angariar assinantes do nosso jornal O GAIATO, com o Boletim AMA. A nossa morada e os nossos contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo Casa do Gaiato, Largo de S. Brás, 15, 3220-034 Miranda do Corvo, telefone – 239 532 125; correio electrónico – gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda