
MIRANDA DO CORVO - COIMBRA
DIA DA IGREJA DIOCESANA — No dia 15 de Junho, Domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, a Unidade Pastoral de Miranda do Corvo celebrou o Dia da Igreja Diocesana de Coimbra, que aconteceu na Quinta da Paiva, em Miranda do Corvo. A nossa Comunidade, com todos os Rapazes da nossa Casa, deslocou-se e participou na Missa, pelas 10h 30, presidida pelo Padre Pedro Miranda, concelebrada pelo nosso Padre Manuel Mendes e na qual participaram muitos fiéis, num dia quente, protegidos pelo arvoredo e perto de um regato. Depois, foi o almoço, tendo nós comido do nosso farnel, com gelado.
AGROPECUÁRIA — Houve dias de muito calor na primeira quinzena de Junho. O milho grão, armazenado no nosso celeiro, foi descarolado na alfaia e encheu duas arcas. Como a palha de aveia estava a ficar seca, foi cortada e virada nos nossos terrenos (terra dos grilos, terra do poço novo, do Ti Jaime e do olival dos poços).Depois, foi enfardada e carregada (cerca de 700 fardos) em camião, que a transportou por duas vezes para a Casa do Gaiato de Setúbal. Também foram levados 170 fardos a um amigo; e no barraco ainda recolhemos palha para o nosso gado ovino. No total, foram produzidos mais de mil fardos de palha. Têm sido apanhadas alfaces na nossa horta. As leiras de couves e outras hortícolas plantadas pegaram bem. Foram cortados os relvados dos jardins. Deram-nos um casal de fracas, que agradecemos. No nosso galinheiro, produzimos cerca de uma dúzia de ovos por dia.
LAR DO GAIATO DE COIMBRA — Continuaram os melhoramentos neste nosso Lar universitário: foi colocada na entrada principal uma placa de identificação e o número de porta [7]; foi arranjado outro quarto simples, no 2.º piso, a nascente; fizeram-se consertos nos quartos de banho. Para ocupar [em comodato] outro quarto nesse piso, a poente, foi recebido o Anjenato — outro Rapaz de Timor-Leste, que frequenta Estudos Artísticos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Esperamos que se sinta bem e seja responsável.
PARTILHAS E CONTACTOS — Entre outros, chegaram-nos vários donativos, como de um sacerdote de Coimbra, com a nossa eterna gratidão. Houve mais partilhas, por exemplo, da Paróquia de Vila Seca: do Grupo de Cantares; e na Missa em honra do Espírito Santo, em 8 de Junho, presidida pelo nosso Padre Manuel. Muito obrigado! Têm-nos dado também bens alimentares, necessários, que agradecemos. Pedimos aos nossos amigos e amigas que nos informem dos seus dados, especialmente se desejarem recibo para IRS. Morada e contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo — Casa do Gaiato, Largo de S. Brás — N.º 15, 3220-034 Miranda do Corvo; telefone: 239 532 125; correio electrónico: gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda