
MIRANDA DO CORVO - COIMBRA
PEREGRINAÇÃO JUBILAR DOS FRÁGEIS — O Secretariado Diocesano da Pastoral Social, de Coimbra, neste ano jubilar, organizou bem uma peregrinação dedicada às pessoas frágeis, que teve o seu lugar de encontro no adro da igreja da Rainha Santa, do convento de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, no dia 30 de Maio, sexta-feira, de tarde. Aí acorreram algumas centenas de frágeis dos vários arciprestados desta Diocese, acompanhados, que foram acolhidos com simpatia. Depois das boas-vindas, entre outros momentos, houve um testemunho de esperança da médica Dra. Margarida e a veneração da Rainha Santa, cuja imagem saiu aos ombros da Confraria da Rainha Santa. O ponto alto foi a celebração da Eucaristia, pelas 15h30, participada por vários sacerdotes (entre os quais o nosso Padre Manuel) e presidida pelo senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, que referiu o exemplo da Rainha Santa Isabel. Foram apresentados terços feitos por esses peregrinos especiais, que partiram felizes!
LAR DO GAIATO DE COIMBRA — Neste nosso Lar universitário, na Travessa Padre Américo, 7, na cidade de Coimbra, neste ano lectivo têm estado a residir oito estudantes do ensino superior. Nos últimos meses, esteve entre nós, o estudante José Soares Nano, de Kupang – Timor Leste, a frequentar o final do mestrado em Geociências, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. No final de Maio, de regresso à sua pátria, agradeceu o bom acolhimento e prometeu voltar. Que seja feliz, com a sua família, nesse belo País, muito longe, mas tão ligado a Portugal! Neste mês de Junho, entre vários pedidos, iremos acolher mais três estudantes provenientes de Timor Leste. Continuam os consertos e arranjos nesse edifício, com mobiliário oferecido. O nosso quintal de baixo foi limpo de ervas daninhas e iremos plantar árvores de fruto.
RECONHECIMENTO — A 17 e 18 de Maio, decorreu o XIII Encontro de Estudantes Maenses em Portugal, que decorreu em Pataias (Alcobaça), organizado pela Associação Maense em Portugal. Participaram seis estudantes acolhidos na nossa Casa, ao abrigo de um Protocolo de Cooperação entre a Obra da Rua e essa Associação, com origem na Ilha do Maio, em Cabo Verde, e sede também em Lisboa. Nesse encontro, a nossa Casa do Gaiato recebeu um Certificado de Reconhecimento, que diz assim: No âmbito do XIII Encontro de Estudantes Maenses em Portugal, a Associação Maense em Portugal tem a grata satisfação em conferir este certificado à Obra do Padre Américo — Casa do Gaiato de Coimbra, em reconhecimento pela excelente parceria, amizade e excepcional apoio a esta associação e aos jovens cabo-verdianos. Pataias, 17 de Maio de 2025, Carlos Manuel Spencer Frederico, Presidente da Direcção. Muito obrigado!
PARTILHAS E CONTACTOS — Agradecemos as partilhas que chegaram à nossa Casa na última quinzena e muito nos vão ajudando nas despesas e na alimentação da comunidade. Bem-hajam! Lembramos a Deus todos os nossos amigos e amigas. Pedimos que divulguem o nosso jornal O GAIATO e a Causa de Beatificação do nosso Venerável Padre – Pai Américo. Morada e contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo; Casa do Gaiato, Largo de S. Brás, n.º 15; 3220-034 Miranda do Corvo; telefone: 239532125; e-mail: gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda