MIRANDA DO CORVO

VISITA DO BISPO DE COIMBRA — No dia 3 de Maio, quarta-feira, pelas 16 horas, o Senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, conforme foi agendado, veio visitar-nos à nossa Casa do Gaiato. Já cá veio outras vezes e ficamos muito contentes, pela sua amizade e por estar próximo de nós. Bem-haja! Chegou à hora, percorreu as nossas instalações e os espaços exteriores, e conversou connosco e com os colaboradores. No nosso refeitório, depois da bênção da mesa, foi saboreada uma merenda bem preparada, também com morangos nossos. No final deste agradável encontro, como família cristã, disse umas palavras amigas, de incentivo ao estudo e para olharmos para o Alto. Recebeu umas lembranças, de que gostou muito: uma Cruz com o Bom Pastor e uma pequena Sagrada Família. Deixou-nos feliz, nós ficamos muito gratos e prometeu voltar!

FALECEU O PADRE MANUEL GONÇALVES — No dia 20 de Abril, quinta-feira, partiu para a Casa do Pai o senhor Padre Manuel Joaquim Gonçalves, o sacerdote mais velhinho da Diocese de Coimbra e que também esteve nesta Casa, pelo que o seu falecimento foi muito sentido entre nós. Nasceu em 19 de Dezembro de 1921, na freguesia e concelho de Pombal, filho de Manuel Gonçalves Fernandes e Ana Ferreira. Em 2 de Outubro de 1936, entrou no Seminário Menor da Figueira da Foz. Concluiu o curso de Teologia no Seminário Maior de Coimbra e foi ordenado Padre neste Seminário, em 5 de Abril de 1947, pelo Bispo de Coimbra D. António Antunes. Enquanto seminarista, colaborou nas Colónias dos Garotos das Ilhas do Porto, no antigo mosteiro de Paço de Sousa, onde Pai Américo fundou outra Casa do Gaiato. De 12 de Junho de 1947 a 24 de Julho de 1950, serviu os Pobres na Obra da Rua — Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, Lar do Ex-Pupilo das Tutorias e dos Reformatórios do País, Lar do Gaiato de Coimbra e Colónias de Férias na Senhora da Piedade. Teve muito gosto pela fotografia, tendo registado belas imagens de Rapazes na nossa Casa, das quais algumas estão expostas no Memorial Pai Américo — Obra da Rua. Na nossa Casa, teve um encontro importante para o Engenheiro Carlos Galamba, depois Padre da Rua. Nesse tempo, vieram para a nossa Casa as senhoras D. Maria da Luz e D. Maria do Rosário. Depois, foi Pároco de Cantanhede, Outil, Mata Mourisca, Ilha e Guia. Foi ainda Capelão da Santa Casa da Misericórdia, do Hospital e dos Bombeiros Voluntários de Pombal. O seu funeral foi no dia 21 Abril, pelas 11h30, na igreja de Nossa Senhora do Cardal, em Pombal, foi presidido pelo senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, participando a sua Família, vários Padres, Diáconos e Amigos. A última Encomendação, com chuva, foi no cemitério da Ranha de Baixo, pelo Padre João Paulo. Também participou o nosso Padre Manuel, que o visitou várias vezes na sua casa na Ranha de Baixo, onde viveu com a sua irmã Maria, e depois no Lar Rainha Santa Isabel. À sua família, especialmente, a nossa Obra apresenta as mais sentidas condolências, na esperança da sua ressurreição com Cristo!

RITO DA ADMISSÃO DE CATECÚMENOS — No dia 16 de Abril, Domingo, na igreja matriz de Miranda do Corvo, na Missa das 10h30, vários Rapazes da nossa Casa do Gaiato estiveram presentes no Rito da admissão de catecúmenos, tendo em vista serem baptizados. Eis os catecúmenos: António, João Armindo, Dércio, Ladilson e Banora. Neste Rito, testemunhado também pela nossa comunidade, houve o diálogo (com Padre Quirino) e depois a signação — o sinal da cruz, efectuado pelo nosso Padre Manuel: nos ouvidos, na boca, no peito e nos ombros. Muitos parabéns e continuem sempre no caminho de Jesus!

FESTA DA VIDA — No dia 30 de Abril, na Eucaristia do Domingo do Bom Pastor, na igreja matriz de Miranda do Corvo, pelas 10h30, com a presença da nossa comunidade, vários Rapazes da nossa Casa do Gaiato celebraram a Festa da Vida, na qual receberam um Crucifixo benzido, sinal da nossa fé cristã, e rezaram uma oração com as Bem-aventuranças. Foram eles: Adimir, Anelca, António, Ayrone, João Armindo, Leontino, Maio Mário, Marcelino, Neio e Norberto. Os nossos parabéns, pois o cristão é chamado à vida feliz!

PARTILHAS E CONTACTOS — Neste tempo pascal de Cristo, queremos agradecer as partilhas para ajudar às nossas despesas e os géneros alimentícios que os nossos amigos e amigas nos fizeram chegar, com a sua presença e mensagens de muita amizade. Bem-hajam e saúde! Contactos e outras informações da nossa Casa do Gaiato: Morada — Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; NIB — 0035 0468 00005577330 18; NIF — 500 788 898; telef. 239 532 125; correio electrónico — gaiatomiranda@gmail. com

Rapazes de Miranda