MIRANDA DO CORVO

SEMANA SANTA —No 2 de Abril, Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, de manhã, participámos na Eucaristia, no salão da nossa Casa, em que foram benzidos ramos das nossas oliveiras e foi lida a história da paixão do Senhor. Na Quinta-Feira Santa, dia 6 de Abril, ao fim da tarde, participamos na Missa Vespertina da Ceia do Senhor, em que houve o Lava-pés. Na Sexta-feira Santa, da Paixão do Senhor, dia 7 de Abril, à tarde, participámos na celebração, em que escutámos a narração de S. João, foi rezada a Oração Universal, houve a adoração e beijo da Santa Cruz e a Sagrada Comunhão. De Sábado Santo para Domingo de Páscoa, à noite, participámos numa Vigília Pascal, simples, cantada com alegria pela ressurreição do Senhor Jesus Cristo! A seguir, tivemos uma boa e saborosa ceia em comunidade, no nosso refeitório, em que houve o nosso arroz doce. Houve amigos que nos trouxeram doces, que agradecemos. No Domingo de Páscoa, de manhã, participámos na Missa deste Dia tão grande na Santa Igreja. As celebrações foram presididas pelo nosso Padre Manuel. Ao fim da tarde, recebemos a visita pascal. Durante estes dias, estiveram connosco duas mães de rapazes desta Casa: D. Colette — do Marcelino, Norberto e Banora; D. Matilde — do Ladilson. Os outros tiveram contactos telefónicos com os seus familiares. Santa Páscoa para todos!

VIAGEM AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA —No dia 5 de Abril, Quarta-feira Santa, os Rapazes que frequentam a Catequese [15] foram de viagem, em três veículos, até ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, como vem sendo tradição antes da Páscoa. Foram acompanhados pelo nosso Padre Manuel [que ajudou nas Confissões de peregrinos], professores Paulo e Pedro, e dra. Márcia. Encontrámos o dr. Campolargo, antigo gaiato, e esposa, prof.ª Vitória. Neste mini-retiro, escutámos umas palavras sobre Jesus por um sacerdote e também nos confessámos, na Capela da Reconciliação. Depois, vimos uma Exposição — Rosarium: Alegria e Luz, dor e glória. Ainda fomos rezar à Capelinha das Aparições. A senhora D. Nazaré e a D. Odete prepararam o farnel. Bem precisamos destes momentos para procuramos melhorar a nossa vida pessoal e comunitária. O nosso Pai Américo escreveu: «A vida religiosa nas nossas Comunidades seja o centro.».

CHEGADA DA CRUZ E DO ÍCONE DE NOSSA SENHORA —No âmbito da peregrinação pelas Dioceses da Igreja em Portugal dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude [JMJ], em Agosto de 2023 — Cruz de Cristo Jesus e ícone de Nossa Senhora — no dia 7 de Abril, Sexta-feira Santa, após a sua chegada cerca das 12 horas ao Quartel dos Bombeiros, na Unidade Pastoral de Miranda do Corvo, a nossa comunidade também participou no seu percurso no centro desta Vila, na Rua D. Afonso Henriques, junto ao início da Avenida Padre Américo. Foi uma responsabilidade e uma alegria cristã para todos nós, nesse dia em que a Igreja celebra a morte de Jesus por toda a humanidade. O nosso Pai Américo escreveu: «A Casa do Gaiato leva a cruz de Cristo nas veias.».

ESCOLAS E ESTUDO —Próximo da Páscoa, de 6 a 16 de Abril, houve uma pausa escolar, no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, mais curta que antes, para avaliações qualitativas. Aproveitámos para várias actividades: fazer as obrigações, varrer, trabalhos para casa, usar o computador, leitura, expressão plástica, jogar futebol e ao berlinde, ver televisão, etc. Temos de melhorar o nosso comportamento e aplicar-nos mais, especialmente a Matemática e a Inglês. A prof.ª Sara tem-nos dado explicações desta língua estrangeira. O nosso Pai Américo escreveu: «Um homem que não sabe letras é um aleijado. Olha e não vê.».

PARTILHAS E CONTACTOS —Antes da Páscoa, foram chegando donativos e partilhas de bens alimentares, que muito agradecemos. Muito obrigado! Aos nossos amigos e amigas, desejamos a continuação de uma feliz Páscoa de Cristo Jesus ressuscitado, com saúde e paz! Contactos e mais dados: Obra da Rua — Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; NIB — 0035 0468 00005577330 18; NIF — 500 788 898; telef. 239 532 125; correio electrónico — gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda