
MIRANDA DO CORVO
135.º ANIVERSÁRIO DE PAI AMÉRICO - Nos dias 23 de Outubro e 4 de Novembro, esta Família da Obra da Rua também comemorou os 135 anos do nascimento e do baptismo do nosso Pai Américo, em especial com a celebração da Missa, na nossa Casa. Na verdade, nasceu nesse dia um menino na Casa do Bairro, em Galegos, concelho de Penafiel, sendo o último de 8 irmãos, filho de Teresa Ferreira Rodrigues e Ramiro Monteiro de Aguiar;e, poucos dias depois, foi baptizado com o nome de Américo, na igreja paroquial dessa terra, pelo Padre António da Rocha Reis, recebendo o nome do Bispo do Porto de então - Cardeal D. Américo. Esta datas são muito importantes para nós!
CATEQUESE - O Comité Organizador de Coimbra (COD) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), através da Catequese dos mais crescidos, desta Unidade Pastoral de Miranda do Corvo, convidou-nos a participar no Dia da Juventude em Cantanhede, no Pavilhão Marialvas, a 20 de Novembro, de tarde. Os Rapazes dessa Catequese esperam também participar alegremente nesse evento com os jovens desta Diocese de Coimbra.
AGROPECUÁRIA - Na primeira quinzena de Novembro, houve alguma chuva. Continuou-se na apanha da azeitona, no campinho, na terra nova, no lameiro e na terra do poço novo - nos lados da Avenida Padre Américo. Tem-se aproveitado para podar as nossas oliveiras, ficando melhores e assim crescerem bem. A 3 de Novembro, foi-se levar outra carrada de sacos a Bobadela (Oliveira do Hospital) e vieram 168 litros de azeite da primeira carrada. Às sobremesas, fomos comendo uvas de mesa. O pomar ainda tem dióspiros. Um cordeirito, mesmo alimentado artificialmente, acabou por morrer; e dois cordeirinhos não se aguentaram depois de nascerem. Mas, outro cordeirinho novo parece que vai vingar. Um carneiro que tinha uma hérnia, foi operado na Escola Universitária Vasco da Gama, por um Médico veterinário, o que agradecemos. Têm caído muitas folhas das árvores de folha caduca da nossa Casa, pelo que vão sendo varridas e as folhas levadas para a estrumeira.
MISSÃO UCP LUBANGO - A pedido da Universidade Católica Portuguesa, numa sala do centro de estudo, esta Casa recebeu mais de uma centena de caixas de livros provenientes de vários pólos da UCP (Porto, Viseu e Lisboa) com destino à Universidade Católica do Lubango, em Angola. Já foi devidamente etiquetada e pesada uma parte dessas caixas de livros, sob a responsabilidade do sr. Padre Júlio, que os levou a um empresário amigo na Lousã, o qual vai enviá-los em contentores para a Casa do Gaiato de Benguela e finalmente seguirem para o Lubango. Este envio de livros tem de ser feito por fases.
PARTILHAS E CONTACTOS - Temos dedizermuito obrigado aos nossos amigos e amigas que contribuem para pagarmos as despesas desta Casa e nos dão géneros alimentícios. Da Aliança de Santa Maria, pelas Irmãs do Paço Episcopal, recebemos e agradecemos tolhas para as mesas do nosso refeitório. A todos, bem-hajam! Há pessoas amigas que nos pedem para rezarmos pelas suas intenções, sendo sinal de que somos uma Obra da Igreja. Nalgumas Escolas temos recolhido papel e recebemos alguns alimentos no Banco Alimentar de Coimbra. Nos últimos dias de Outubro, fomos muito bem recebidos nas Missas das periferias de Coimbra - Unidade Pastoral Portas de Coimbra. Contactos e mais dados da nossa Casa: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; NIB - 0035 0468 00005577330 18; NIF - 500 788 898; telef. 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail. com
Rapazes de Miranda