MIRANDA DO CORVO

AGROPECUÁRIA - Na segunda quinzena de Setembro, a desejada chuva não veio. A nossa cultura de milho-grão - tão necessária na alimentação do nosso gado - nos dois campos junto à rotunda Pai Américo, sofreu estragos grandes, feitos pelos javalis (selvagens), que têm vindo de noite à procura de comida, em especial espigas de milho. Na terra nova, a nascente, a cultura está praticamente perdida; e, no terreno do lameiro, embora esses animais tenham destruído parte, esperamos que o resto esteja defendido. De facto, tiveram de ser cercados esses dois terrenos com rede ovelheira apoiada em estacas, cuja despesa foi muito grande. Sendo esta uma zona de caça associativa (n.º1735 - DGF), foi contactada a associação de caçadores respectiva para fazerem (tardiamente) controlos de densidade, antes das montarias. Com a colaboração de amigo, de Lamas, que recebeu as uvas e vai fazer o vinho (como no ano anterior), foi aproveitada a maioria das uvas de mesa, das duas latadas, que foram vindimadas. Nas sobremesas (e não só...), comemos das nossas uvas!

ESTUDO E ESCOLAS - Tendo começado o ano lectivo 2022/23, em 15 de Setembro, com organização semestral, os rapazes foram orientados em termos de estudo para duas salas, desde o 2.º até ao 12.º ano, sendo acompanhados por dois professores destacados - Paulo e Pedro. Todos receberam o seu material escolar e os livros, da Escola e comprados, mais um computador (emprestado pelo Agrupamento de Escolas), em cada mesa. A nossa Casa tem de assegurar o transporte numa carrinha, ida e volta, dos rapazes que andam na Escola do 1.º ciclo de Rio de Vide. Os rapazes que frequentam a Escola do 2.º/3.º ciclos com secundário de Miranda do Corvo, a partir do 5.º ano, são transportados na nossa carrinha, de manhã e à tarde. É grande a despesa de combustível. Esperamos de todos bom comportamento, respeito com os outros, atenção e interesse nas aulas, e aplicação no estudo, para que tenham bons resultados.

ANTIGOS GAIATOS - No dia 23 de Setembro, sexta-feira, foram os funerais de dois antigos gaiatos desta Casa do Gaiato. Assim, de manhã, houve Missa de corpo presente de João Pascoal dos Santos Matos, na igreja matriz desta Vila, tendo sido residente em Bujos - Miranda do Corvo e falecido com 84 anos. De tarde, foi celebrada Missa de corpo presente de José Araújo Pereira, na igreja paroquial de S. José, em Coimbra, e que faleceu com 91 anos, em Coimbra. Ambas as Eucaristias foram presididas pelo nosso Padre Manuel, que apresentou às famílias as sentidas condolências da nossa Casa do Gaiato e de toda a Obra da Rua. Alguns antigos gaiatos também participaram nas celebrações. De notar que o Sr. José Araújo foi um dos três primeiros rapazes que o nosso Pai Américo recebeu, em 7 de Janeiro de 1940, mais o seu irmão Aristides (falecido) e Mário Diniz. Na inauguração (em 2009) do busto de Pai Américo, em Coimbra, disse: Foi a primeira vez que me lembro de ter tido uma cama quente e confortável. Tinha eu 9 anos. Na comemoração dos 75 anos da nossa Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, em Janeiro de 2015, o sr. Araújo disse, em lágrimas: Pai Américo matou-me a fome; e apelou a que Pai Américo fosse declarado santo, por tudo quanto fez. Durante vários anos, foi visitado na sua casa simples, em Carapinheira da Serra. Depois, encontrámos o sr. Araújo num Lar em Coimbra, que ficou muito feliz com a visita do nosso Padre Manuel com dois rapazes, tendo-se tirado fotografias.

PARTILHAS E CONTACTOS- Para além do nosso trabalho, esta Casa precisa sempre da ajuda dos seus amigos e amigas para que seja possível ter as contas em ordem, considerando que não temos subsídios oficiais. Vão sendo enviados os competentes recibos dos donativos recebidos, ao abrigo da lei do mecenato. Quando for preciso recibo para efeitos de IRS, é necessário enviarem-nos os seguintes dados: nome, morada/ e-mail e NIF. A nossa gratidão a todos aqueles e aquelas que têm contribuído para que esta Família possa viver com as necessidades básicas satisfeitas. Bem hajam! Contactos e dados da nossa Casa: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; IBAN - PT 50 0035 0468 00005577330 18; NIF - 500 788 898; telef. - 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda