MALANJE

No mês de Abril, um dos maiores sinais da Páscoa, além da Ressurreição do Senhor, foi a visita do Papa Leão XIV à nossa terra de Angola. Como peregrino, assim se definiu a si mesmo, quis fortalecer os cristãos desta terra, fazer um apelo à construção de uma sociedade baseada na paz e na reconciliação e, como não podia deixar de ser, tudo de mãos dadas com a justiça, porque os pobres são as primeiras vítimas das desigualdades e das ambições do homem.

Os nossos gaiatos terminaram o segundo semestre escolar e, assim como os do ensino primário tiveram um bom sucesso, os do ensino secundário baixaram a guarda e saíram notas piores. Isso quer dizer que temos de tomar medidas e exigir-lhes mais dedicação. Aqui também não escapamos aos efeitos do telemóvel e alguns deles perdem muito tempo nas redes sociais. É verdade que todos os menores de 18 anos têm proibido ter telemóvel, mas, ainda assim, acabam sempre por pedi-lo emprestado aos mais velhos.

Durante este tempo pascal aproveitámos para arranjar o jardim da biblioteca, que ficou muito bonito. Um espaço para a leitura ao ar livre e para dar algumas palestras, como é habitual. A Biblioteca dos Sonhos continua a ser um espaço de encontro tanto para os gaiatos, como para a escola, e também para as crianças e adolescentes das aldeias.

Estamos prestes a apresentar o pré-projecto do Lar Daniel para crianças com deficiência. Depois das recomendações do governo, passaremos a elaborar o projecto definitivo, onde definiremos também a organização, a dinâmica interna e, evidentemente, o orçamento da sua construção e sustentabilidade. Antes de o entregar definitivamente ao Estado, pediremos o parecer dos Padres da Rua e o compromisso da Obra da Rua para avançar.

Neste momento, estamos a construir um viveiro ao ar livre, muito simples, para o tempo seco, pois é ideal para o cultivo de hortícolas. Ao mesmo tempo, vamos melhorar a rega gota a gota. Por outro lado, o projecto de reabilitação do aviário está na sua fase final; faltará a ajuda da Obra da Rua para o equipamento e a compra de galinhas poedeiras. Esperamos que estes projectos ajudem a melhorar a alimentação dos nossos rapazes e o projecto de desnutrição do Kessua.

Terminamos informando que, graças à contribuição de alguns amigos da Obra, do Mundo Orenda e de outros particulares, começámos a ajudar na reabilitação do lar de idosos da Maxinde e também conseguimos assegurar um apoio alimentar de 200 euros a cada 15 dias. Lembremos que são 18 os idosos que ali se encontram.

Padre Rafael