MALANJE

Hoje o Padre Telmo completa cem anos de idade. Para o Gaiato de Malanje, isto adquire um significado inimaginável. Aquele que fundou esta Aldeia de crianças, Deus permitiu que ainda o tivéssemos entre nós. Neste dia 25 de Novembro de 2025, dois actos muito significativos ficarão marcados para a história. Em primeiro lugar, a constituição da Associação dos Antigos Gaiatos de Malanje e a bênção da primeira pedra do Lar Daniel, inspirado no Calvário, onde serão acolhidas crianças com deficiências físicas e psíquicas.

Nesta mesma data passam também a fazer parte da nossa família três novos membros: Antonino, Rosário e Lúcio, de 3, 6 e 9 anos, respectivamente. São sinais, como costuma dizer o Padre Telmo nos seus escritos do Jornal, de que as Casas do Gaiato e a Obra da Rua continuam a caminhar, sempre de portas abertas ao pobre farrapo da rua. Sentimos, de modo especial, que as raízes do Padre Telmo ficaram presas nesta terra. Assim, a Obra da Rua começou a ter aroma e sabor africano. Que esta mãe África escute este santo em vida, como muitos o reconhecem, e que continue a espalhar-se por outros países.

Não podemos deixar de nos inspirar também no Padre Telmo como Pai da Rua. Um dia disse-me: "Quando eu partir deste mundo, entre no meu quarto em Malanje, pegue em cada livrinho e em tudo o que encontrar, faça um embrulho com as folhas do Jornal e vá oferecendo a cada pessoa que vier; aí está tudo o que tenho." Com estas palavras confirma-se que quem tudo dá, tudo recebe. Que nós, Pais da Rua, saibamos beber desta fonte que Deus ainda continua a usar para saciar a nossa sede de esperança e a nossa vontade de viver para ser pai dos pobres.

E a mim, em particular, como continuador desta Casa do Gaiato de Malanje, cabe agradecer ao Bom Deus por me conceder a possibilidade de partilhar a vida com aquele que, para mim, é hoje pai, irmão e amigo. Que o seu saber estar e a sua oração continuem a sustentar este insignificante e frágil continuador desta Obra que Deus colocou nas mãos deste transmontano.

Padre Rafael