MALANJE 

«O Papa integra um cardeal no Consistório: o Arcebispo de Nápoles. Don Mimmo, como é conhecido, junta-se à lista dos cardeais que receberão o barrete eclesiástico no dia 7 de Dezembro». Foi o que publicou recentemente o site Vatican News. O mais surpreendente é que Monsenhor Domenico Battaglia, Arcebispo de Nápoles desde 2020, sempre esteve comprometido com os mais frágeis e foi chamado de "cura de la calle". O seu compromisso com os jovens em situação de exclusão e de toxicodependência marcou o seu ministério desde o início.

Nesta nomeação de última hora sentimos, mais uma vez, um apelo do Espírito Santo para dar um passo à frente e criar as condições necessárias para que este carisma dos padres da Rua seja uma alternativa para que tantos sacerdotes comprometidos com os pobres possam encontrar no Padre Américo e nos outros padres uma fonte de inspiração. Os padres da Rua são padres dos pobres, para os pobres, com os pobres.

Durante alguns meses vou ter a oportunidade de estar na Casa do Gaiato em Setúbal. São evidentes as mudanças significativas que estão a ocorrer. As exigências da Segurança Social e da Protecção da Criança exigem uma nova configuração da Casa do Gaiato. Hoje, mais do que nunca, é necessário um diálogo profundo e sério para ver se as Casas do Gaiato podem continuar a ser chamadas como tal neste novo contexto ou se temos de falar de outro tipo de resposta assistencial à realidade sofrida que vivem muitas crianças, adolescentes e jovens que são retirados do seu ambiente familiar para serem colocados em centros de acolhimento. Que o Espírito Santo nos ajude a discernir, a ponderar qual é a vontade do Pai.

Recebemos a notícia de que, quatro anos depois, o Padre Fernando já se encontra em Malanje. A Casa acolheu-o com muito carinho e ele vai certamente contribuir com novas ideias e iniciativas, além de insistir em aspectos muito importantes como as áreas doméstica e formativa. Todos os padres têm algo para contribuir em cada Casa, porque cada um de nós tem sensibilidades e capacidades diferentes. Que estes meses sejam um tempo de renovação para a nossa Casa do Gaiato de Malanje.

Padre Rafael