
MALANJE
Celebramos 60 anos em nossa Casa do Gaiato de Malanje. Pai Telmo tinha 38 anos naquela altura e recebeu o que seria a maior das suas missões. Por muitas situações passou esta Aldeia: a sua construção, a independência, a guerra e na última hora o desgaste do próprio Padre Telmo. Mas Deus sempre providenciou e abriu uma porta quando outros se empenharam em fechá-la. "Nada nos poderá separar do amor de Deus manifestado em Cristo…" e eu acrescentaria… e nos seus discípulos/as. E o Gaiato é esse amor que se pode tocar com as mãos e sentir no coração.
A festa foi na simplicidade própria da nossa Obra: Tudo foi feito pelos rapazes… desde a preparação da celebração, o almoço, o teatro e as danças, a decoração e organização. Recebemos a visita do nosso Arcebispo D. Luzizila Kiala que presidiu à celebração e nos lembrou que temos que aprender a ouvir, aprender e ensinar primeiramente a Palavra de Deus e depois fazer o bem sempre às pessoas. Seguidamente assistiu às actividades preparadas pelos nossos rapazes e almoçou connosco. Reiterou na refeição que a sua presença era um sinal do amor e carinho que sente pelos Gaiatos. Não perdemos a oportunidade de fazer uma vídeo-chamada ao Padre Telmo quem, depois de cumprimentar o Sr. Arcebispo, viu a maior parte dos nossos rapazes.
Vemos que as nossas Casas de Portugal cada dia estão mais vazias por falta de crianças, vemos que em Angola estão desejosos de abrir uma em cada Província. Para não falar de toda a África. Sonhemos com que se multipliquem as Casas nos próximos anos e muitos padres se unam aos padres da Rua como vocacionados ao cuidado dos pobres e esquecidos.
Padre Rafael