MALANJE

O professor de línguas adoeceu e mandaram-nos um professor de prática. Aquele professor reservou as aulas de sexta-feira para ler em voz alta um livro. Escolheu "A Odisseia" de Homero… o regresso de Odisseu (Ulisses) a Ítaca sua terra natal. Depois abriu o livro e antes de começar a leitura, disse: "Quero recitar este livro para aqueles que nunca leram uma história… fechem os olhos… os que quiserem podem dormir e os que quiserem podem desfrutar da aventura".

A voz do professor começou a ouvir-se por toda a sala… A sua leitura era lenta, entoada, deixando a mente desenhar os lugares, as personagens e abrir em muitos a janela da imaginação. Muitos adormeceram, mas eu fui a uma biblioteca em busca da Odisseia. Comecei a lê-la, mas esperava sempre pela sexta-feira para ouvir o professor e mergulhar nas aventuras de Ulisses.

Este foi o primeiro pensamento que me veio à mente quando decidimos transformar o nosso antigo bar em decrépito numa biblioteca. «Biblioteca dos sonhos» foi o nome escolhido para recriar um espaço onde os miúdos, adolescentes e jovens possam encontrar um ambiente onde as letras os transportem ao mundo da imaginação e dos sonhos. Obrigado a todas as pessoas que fizeram possível este desejo. Que o mundo virtual siga sempre de mãos dadas com o mundo dos livros.

Há uma semana chegaram quatro rapazes da rua a nossa Casa. Como não podia ser de outra maneira, procuramos dar-lhes um lugar para dormir, asseamo-los, demos-lhes roupa como numa família. Depois informamos a Dra. Ana (INAC) da presença dos menores. Depois de uma semana um fugiu; outro roubou e fugiu; um outro também se foi. Só ficou um… que alegria é para nós que ao menos um continue… De qualquer modo, quando uma Casa do Gaiato fechar as suas portas a um rapaz da rua que chama por si, estaremos a falar de um internato.

Padre Rafael