
MALANJE
O nosso Centro de Formação Profissional Básica não vai dar início neste ano lectivo por diferentes motivos. Fundamentalmente porque ainda não conseguimos reunir os meios para o apetrechamento do mesmo. Continuamos a bater às portas de todos aqueles que tenham a boa vontade de colaborar e poder inaugurá-lo ao longo do ano lectivo, dando alguns cursos e, no próximo ano, como Centro de Formação Profissional Básica.
No próximo dia 24 o nosso seminarista Paulo viajará para Lisboa com o objectivo de dar sequência à sua formação sacerdotal e preparar-se para no futuro ser padre da rua. Esta chegada de seminaristas é um grande desafio para os padres do gaiato no sentido de preparar as condições para que encontre entre nós uma verdadeira fraternidade sacerdotal e um modo específico de viver o seu ministério como sacerdotes diocesanos.
Lembro-me quando era padre no meu primeiro destino de um membro da equipa pastoral que atendíamos as mais de 16 aldeias chamado Serápio. Um cristão formado e comprometido que nas celebrações da palavra interpelava a comunidade com este exemplo: Os cristãos dificilmente entendemos o que quer dizer ser cristão e como vive-lo no meio da sociedade, porque andamos com o fato da primeira comunhão e é muito apertado, devemos fazer um fato para adultos e isso passa por formarmos e dialogar com a sociedade que nos toca viver.
Hoje ouvimos muitas interpelações do Papa Francisco a toda a Igreja: estar em caminho, tenda de campanha, dialogante, misericordiosa, sinodal. A realidade é que na hora de concretizar e pôr em prática, a maioria de nós não queremos sair de nossa quadrícula, de nosso curto olhar. Os desafios que nos propõe o Papa passam pela humildade, reconhecer o nosso pecado, estender a mão ao outro, caminhar juntos. Diante do Papa Francisco a Igreja é povo de Deus o resto são vocações e ministérios ao serviço da Boa Nova.
A Obra da Rua é fazer de cada pobre uma Pessoa com maiúscula. Todo pai tem o perigo de não deixar crescer o filho. O filho torna-se homem quando o pai lhe entrega a herança para ele governar. Assim fez o pai do filho pródigo... assim deixou escrito o padre Américo... eles são os continuadores... os filhos.
Desculpem este desabafo antes de ir rezar o nosso Terço, pois é verdade que há coisas que não devem mudar... e esta é uma delas. A Nossa Mãe interceda por nós.
Padre Rafael