MALANJE

No dia 14 entrou na nossa Casa um novo «Batatinha» de nome Vitorino. Órfão de pai e mãe foi recebido por uma família, quando era bebé, e que por motivos desconhecidos não pode seguir criando o rapaz. Nos primeiros dias ficou muito tímido, mas agora já está totalmente integrado na Comunidade. Foram os próprios «Batatinhas» que o receberam e mostraram a camarata da casa-Mãe. O nosso Benim pegou-lhe logo na mão e foi com ele a dar uma volta pela Quinta explicando-lhe todos os pormenores. Depois chegou a hora de aprender os nomes de todos da Casa, tarefa que ainda vai demorar um pouco.

Este mês tivemos que suspender as actividades da carpintaria por motivos diversos de falta de responsabilidade dos carpinteiros. Durante estes últimos anos enfrentamos muitas dificuldades. Sentimos a falta de uma pessoa que lidere essa oficina. Demos um prazo de um mês para tentar encontrar uma solução ou fechá-la definitivamente.

O governo vai aprovar uma subida do salário mínimo, que achamos bem, pois realmente a vida encareceu muito nestes últimos anos. Em nosso caso vamos ter muitas dificuldades, pois temos muitos trabalhadores no campo que dificilmente conseguem render para obter um ordenado. Diante desta situação vamos ter que optar por pedir mais uma ajuda à Obra ou prescindir de trabalhadores, com o que isto supõe para muitas famílias.

Agora praticamente a nossa Casa está dedicada à agricultura no cultivo do milho e tentar produzir ração para a nossa criação e possíveis clientes. Sabemos que a Obra sempre nos ampara e que o Pai Américo intercede por nós, por isso mesmo é que no fim do dia parece que não a força do Bom Deus nos levanta novamente para continuar a colaborar com o Senhor na construção do Seu Reino.

Padre Rafael