
MALANJE
O Daniel é uma criança que enfrenta uma situação médica extremamente delicada. Foi diagnosticado com Desnutrição Aguda Severa, uma condição que, no seu caso, evoluiu para uma forma conhecida localmente como moderada. O seu estado de saúde é ainda mais complicado porque também sofre de Paralisia Cerebral Infantil e de uma fissura palatina congénita.
Embora o lábio superior não esteja comprometido, o palato está aberto, o que provoca uma comunicação anómala entre a cavidade oral e a nasal. Esta malformação impede-o de se alimentar correctamente desde os primeiros dias de vida. O Daniel não consegue sugar nem mesmo um biberão: o leite que a sua mãe, com tanto amor e dedicação, tenta dar-lhe, muitas vezes acaba por sair pelo nariz.
Esta dificuldade em alimentar-se provoca-lhe: Regurgitações frequentes, fadiga extrema ao tentar comer, ingestão insuficiente de nutrientes
Como consequência, Daniel encontra-se em estado crónico de desnutrição e a sua vida está em risco.
A única solução médica viável é realizar uma cirurgia para fechar a fissura no palato. Esta intervenção é crucial e urgente, pois sem ela não será possível iniciar uma alimentação complementar segura, nem melhorar o seu estado nutricional.
O Daniel já se encontra em Luanda, e a clínica está pronta para o operar. No entanto, é necessário fazer um primeiro pagamento para que a cirurgia seja realizada. O custo total ronda os 3.000 euros.
Estamos a tentar negociar com a clínica uma redução do valor, mas precisamos urgentemente de apoio solidário.
O Daniel será, com toda a certeza, um dos primeiros gaiatos do futuro Calvário de Malanje, uma obra que nasce do amor e do compromisso com os mais vulneráveis.
Como colaborar: — Quem desejar ajudar pode fazê-lo através da conta da Casa do Gaiato de Malanje em Portugal e informar do depósito através do email: casadogaiatodemalanje@gmail.com
Padre Rafael