MALANJE

O mês de Agosto é muito agitado devido à saída de alguns gaiatos que terminam sua etapa e a entrada dos novatos. Como todos os anos, é muito difícil escolher quem vai entrar. Praticamente todos os dias aparecem rapazes: um é trazido por um familiar, outro por uma religiosa, outro vem sozinho, outro não sabemos como entrou, alguns rapazes querem priorizar seus irmãos, o Governo também quer algum lugar. Continuo a pensar que se poderiam abrir às dezenas Casas do Gaiato em Angola que todas se encheriam.

Chegam-nos notícias de que muitas pessoas se oferecem para encher os contentores para Angola... seria muito útil enviarem-nos um par de Padres num deles, para podermos fazer crescer a Obra nesta terras. Contamos com centenas de colaboradores. Depois de reabilitarmos os quartos dos «Batatinhas», estamos a mobilá-los para que possam ser inaugurados em breve... já temos cinco e ainda faltam três que virão de Luanda.

No domingo, 15 de Agosto, Festa da Assunção da Virgem, três rapazes receberam o baptismo e treze sua Primeira Comunhão. Depois de três anos de preparação, concluímos com um retiro, no sábado anterior, no Seminário de Malanje, onde, contemplando o caminho de Emaús, fizeram um recolhimento de vida com a presença amorosa de Deus. Foi um dia de grande alegria e a maioria deles continuará a catequese para o Crisma. A vida espiritual de nossos meninos tem que estar nos alicerces de nossa Casa.

Padre Rafael