MALANJE

Um ano mais, celebrámos, confinados, o dia de Pai Américo, pois as medidas de bio-segurança continuam vigentes na nossa Aldeia. Começámos com a Eucaristia, às 11:00h da manhã, em família, onde participaram alguns antigos gaiatos que todos os anos nos acompanham com sua presença neste dia de festa e nenhum trabalhador veio trabalhar..., em outros anos, também acompanhavam-nos com sua presença. Para a tarde, os Rapazes prepararam algumas actividades e à noite fizemos as nossas eleições de chefe-maioral... Este ano só foi eleito chefe o Gomilson.

Durante este mês teremos de ir resolvendo a situação daqueles Rapazes que terminaram o ensino secundário e dos que pensam ir para a Universidade. Na verdade, com todas estas dificuldades que estamos atravessando, este ano só podemos recorrer às escolas públicas, assim como às Universidades. Neste ano lectivo, que estamos a iniciar, os Rapazes estão a pensar em reforçar as áreas produtivas para poderem responder às necessidades da Casa.

O projecto de começarmos o ensino Politécnico Básico, durante este mês de Setembro, não vai ser possível, porque não conseguimos apresentar o projecto antes do mês de Julho, mas asseguraram-nos que em Setembro será aprovado e durante o próximo ano lectivo poderemos ir criando todas as condições. Já temos quase assegurado o apoio de Manos Unidas na construção das quatro salas e, agora, vai ficar a faltar o acondicioná-las... para o que necessitaremos da ajuda de todos os nossos benfeitores.

Terminamos o mês com a preparação da entrada de novos Rapazes. Como durante o ano passado não recebemos quase nenhum, este ano calculamos que entrem uns 15 novos irmãos; principalmente para a casa-mãe, que será inaugurada depois de ser reformada graças à nossa Obra e àquelas pessoas de boa-vontade que sempre dão um pouco do seu que se converte no muito nosso.

Padre Rafael