MALANJE

Toca a sineta da Casa. São cinco e meia da manhã, hora de levantar. Estamos com tempo seco e faz frio... Os primeiros a levantar-se são os mais pequenos, entre outras coisas, porque são os primeiros a dormir. Começam pela higiene pessoal, arrumando as camas e limpando os quartos e espaços comuns. Alguns recolhem os papéis da Aldeia e outros arranjam os jardins. São sete horas e toca para o pequeno-almoço... pão, da nossa padaria, com chá.

Voltar a tocar a sineta às oito horas e cada um assume a sua responsabilidade: carpintaria, bloqueira, agricultura, cozinha, sala de jantar, limpeza... ninguém fica sem tarefa, a não ser os doentes. Como tudo está praticamente parado, a maioria vai para o campo. Quando forem onze horas, descanso... No caso dos mais pequenos, é às dez. Durante esse tempo, uns praticam desporto, outros vão passear, outros... Até ao meio-dia, quando volta a tocar a para o almoço.

Neste momento, estamos a colocar o sistema de rega gota-a-gota na Casa do Gaiato, para que os rapazes aprendam este sistema de cultivo que, além de rentabilizar o espaço, também poupa a água; o maior problema são os custos do material. Alguns rapazes estão aprendendo com gosto e alguns dizem que querem estudar agronomia. Quanto bem nos faz estar em contacto contínuo com a natureza.

São duas da tarde e voltamos a ouvir a nossa sineta para começarmos os trabalhos, que prosseguirão até às quatro. Depois, sempre há alguns que vão prolongar o horário até as cinco e meia, por castigo. Findo o período do trabalho, temos tempo livre até às seis. E a sineta volta a tocar para nos lembrar da oração (Terço) e revisão do dia. Este é um dos momentos mais importantes do dia porque são chamados à atenção aqueles que não se portaram bem e são dados os parabéns aos que se destacaram positivamente.

Depois da oração, temos o estudo obrigatório até às sete e meia. A sineta volta tocar a lembrar-nos que é a hora de jantar. E terminamos o dia com o merecido descanso: os mais novos, às nove, os adolescentes, às nove e meia, e os restantes às dez. É a essa hora que a sineta toca pela última vez, para nos despedirmos do dia. Quando há escola, uns estudam de manhã e outros à tarde... neste caso, como estamos de férias, aproveitamos para limpar e embelezar a nossa Aldeia e dar o máximo na agricultura e noutras áreas produtivas.

Padre Rafael