MALANJE

Estamos quase no final do ano lectivo. Como no mês passado houve um aumento nos casos da Covid, governo decidiu antecipar o final do ano académico. Os alunos do primário terminarão antes do final de Maio e os restantes na primeira quinzena de Junho. Este ano tem sido muito complicado nesse aspecto, pois a frequência dos alunos às aulas tem sido quinzenal e os conteúdos têm sido continuamente reduzidos. Aqui, como em muitos lugares, a comunidade educacional teve que se reinventar continuamente para poder viver com a Covid.

Em nossa Casa do Gaiato de Malanje, também nos preparamos para concluir o ano e todo o

processo de revisão e avaliação da nossa vida em Casa acontecerá em Junho e a eleição dos novos chefes está agendada para o Dia de Pai Américo. Outro problema será a entrada de novos rapazes em nossa Casa. São muitos os processos que se acumularam ao longo deste ano e com certeza receberemos um bom grupo este Verão.

Na semana passada, recebemos uma pequena furgoneta Hiace, servirá para transportar os alunos que estudam na cidade e os trabalhadores. No ano passado, tiveram que pegar táxi para as deslocações, porque nosso autocarro teve uma falha no motor e não o conseguimos consertar. Agradecemos à Obra por este presente - e a todos os nossos amigos e benfeitores que realizam estes pequenos milagres. Agora temos o desafio de preparar um contentor com produtos alimentícios e outros materiais, porque a vida aqui é cada vez mais difícil a cada dia e não há como ganhar dinheiro com o nosso trabalho. Neste momento, estamos concentrados na agricultura para garantir o básico.

Ontem celebrámos o dia da África, que coincide, todos os anos, com o aniversário do padre da Casa. Como em todas as nossas festas, não faltou a Missa, o funge e a alegria de estar com a família. Que Deus proteja de maneira especial este continente tão ferido, por fora e por dentro. Que todos nós consigamos reduzir as diferenças criadas pelo egoísmo e a indiferença.

Parabéns Amada África.

Padre Rafael