MALANJE
Com o nascimento de Jesus chega uma nova era para cada um de nós, para a Humanidade, para o Universo. A partir deste acontecimento que acontece no mundo, como o simples facto da Concepção se repercute na História da Salvação. Nossa atitude diante de Jesus, desde Seu nascimento até à Sua morte na cruz, sofrerá variações, dependendo de nossa história e do que nela acontecer, alguns nos afastarão, outros nos aproximarão, mas sobretudo Seu Amor permanecerá. Esse recém-Nascido que quer ser abraçado, cuidado, amado nos lembra que a omnipotência passa pela identificação com os mais frágeis e os mais fracos. Não aceitar isso, é criar-se um Jesus à nossa medida. Jesus sempre se preocupou pela Humanidade e de sua pequenez desde toda a eternidade.
Aqui as comunidades cristãs se levantam todos os dias para rezar nas suas capelas às 6:30 da manhã e, nesta época de Natal, muitas também à tarde. Se preparam também para fazer uma oferta no dia de Natal, geralmente produtos dos seus campos ou vendem para comprar azeite, sal, esparguete, sabão... outros ficarão com o dinheiro. A maioria deles se confessará e caminhará quilómetros para o fazer... um grande exemplo para todos.
Na nossa Casa do Gaiato de Malanje os rapazes preparam o presépio com figuras de barro, que depois pintam e colocam em seu lugar...é uma verdadeira catequese desde os tempos de São Francisco de Assis. Mais tarde, na véspera de Natal, os presentes serão distribuídos após o jantar. Para isso, teremos que rebuscar entre as roupas e aquelas coisas que as organizações nos ofereceram para elas - e algumas coisas que teremos que comprar, pois neste momento de crise a ajuda diminuiu. No dia de Natal: canções, teatros, desenhos, poesias... toda a alegria como deveria ser para todas as crianças do mundo. Este ano queremos compartilhar alguns brinquedos que nos chegaram com outras crianças, pois aqui, na Casa do Gaiato, há alguns anos decidimos que: um brinquedo uma criança.
No fundo, Jesus nasceu há mais de 2000 anos e continua a renascer todos os anos para cada um de nós... não se trata de imitar... não se trata de comparar... trata-se simplesmente de pensar o que este evento significa para cada um e poder celebrá-lo com os outros. Jesus nasceu no tempo e no lugar menos esperado, como assim será todo Natal até o fim dos tempos.
Esta semana partiu para a Casa do Pai o nosso Miguelito que, sem ser gaiato, sempre esteve connosco desde 2000 quando o Padre Telmo o recebeu na Carianga, tinha nessa altura apenas 22 anos. Considerado um filho desta Casa, deixa-nos um grande exemplo: trabalhador, simples, humilde, familiar; e muitas saudades. Que sua alma descanse em paz.
Feliz Natal 2020.
Padre Rafael