MALANJE

Desafios grandes

Os casos de covid-19 em Malanje já começaram. No momento se calculam por cerca de 72 mortes. As autoridades sanitárias reconhecem que não têm meios para fazer o teste da covid-19 e, no momento, o que conseguem realizar são amostras de sangue que são enviadas para Luanda e depois enviam os resultados. Este sábado foi novamente decretado pelo Governo o estado de emergência e já começaram as restrições como ir de uma província à outra. Por outro lado foi suspensa cautelarmente a abertura das escolas primárias, que estava programada para esta segunda-feira.

Quase todas as semanas recebemos inspecções para ver se estamos cumprindo com as medidas de biossegurança, especialmente na escola. O muro que protege o recinto escolar está quase construído, faltam apenas uns 20 metros. O horário escolar também foi reduzido para duas horas e meia e eles terão aulas semana sim e outra não. Neste momento é um desafio poder organizar as actividades da Casa.

Este ano adiantamos as eleições de chefes, pois agora o ano escolar começa em Setembro e vai até Junho, e as fizemos coincidir com o aniversário de Pai Américo. Antes foi lida a memória do ano lectivo, em assembleia, por cada rapaz que aceitou uma responsabilidade e terminámos com a votação. Os chefes eleitos foram: Hugo (chefe-maioral), Bebucho, Nando, Debecho, Avozinho, Adão e Tilson. Uma vez mais a nossa Comunidade deu um exemplo de democracia e corresponsabilidade. Com a entrada de um novo chefe-maioral sempre se abrem novas expectativas e projectos. Também aproveitamos para agradecer aos chefes que terminaram um ano difícil e que ainda não acabou.

Padre Rafael